Cuidar da cidade

Prefeito acompanha a recuperação do memorial à padroeira

31/03/2017 17:16:00

O prefeito Rafael Greca foi acompanhar, na tarde desta sexta-feira (31/03), a finalização dos trabalhos de limpeza e restauração do Memorial à Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, localizado na confluência das ruas Barão do Serro Azul, São Francisco e Travessa Nestor de Castro, no Centro.

Anos de poluição fizeram a estátua perder o aspecto original. “Depois de mais de 20 anos, a imagem volta a ser dourada para simbolizar a luz que brilha em Curitiba”, disse o prefeito do alto do guindaste utilizado para os serviços.

Foram feitos trabalhos de restauração, remoção da pichação e aplicação de um produto que vai possibilitar a impermeabilização da pedra do pedestal. “Futuras pichações poderão ser retiradas com o uso de um pano”, afirmou um dos sócios da Sols, empresa responsável pelas tecnologias, Imezaque Johnson.

A empresa trabalha com produtos desenvolvidos em Curitiba e que só têm similares importados. Isso possibilita um custo menor. A mão de obra e os produtos foram aplicados a custo zero para a Prefeitura.

“Para a remoção, utilizamos um produto específico, desenvolvido aqui em Curitiba”, complementou o outro sócio da empresa, Jaudê Ricardo Rocha. “No bronze, um trabalho de restauro permitiu retirar a oxidação, que estava bastante impregnada, e o polimento ajudou a recuperar a cor original”, acrescentou.

Bênção

O prefeito lembrou de quando a imagem foi erguida, em seu primeiro mandato, em 1993. “Eu e Margarita pedimos à Nossa Senhora da Luz dos Pinhais que protegesse para sempre Curitiba”, contou. “Nossa Senhora da Luz, mãe da nossa terra, pede ao teu filho poderoso que abençoe nosso povo para vencer qualquer tribulação”, completou.