Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Saúde

Pacientes do Hospital do Idoso saem da rotina com a visita de cães

Pacientes do Hospital do Idoso Zilda Arns receberam nesta quarta-feira (13) a visita de cães da organização não-governamental ‘Amigo Bicho’. Foto: Divulgação

Pacientes do Hospital do Idoso Zilda Arns receberam nesta quarta-feira (13) a visita de cães da organização não-governamental ‘Amigo Bicho’. Durante uma hora os internos deixaram um pouco a rotina hospitalar de lado para acariciar e brincar com os animais.

“Estar com os animais alivia esse clima de hospital. Me dá uma vontade de ir pra casa reencontrar os meus cachorros que são minha paixão”, disse Giovana Bolchas, internada há uma semana. “A gente se distrai, acho que até melhora mais rápido”, complementou Darci Lucas, que está há 20 dias no Zilda Arns.

De acordo com a terapeuta ocupacional Elaine Navarro, a sensação de prazer que o contato com os animais traz para os internos não acontece só no momento da visita, permanece durante dias. “Quando a visita termina fica o bem-estar e sempre que eles encontram um profissional que participou do momento com os cães, relembram a experiência e o sentimento bom”.

Internos da unidade de terapia intensiva, que estão em condições, também participam da visita. Esse foi o caso do aposentado Bento Maciel, que foi acompanhado pela equipe multidisciplinar do hospital até o local onde os animais estavam. “Nas visitas é trabalhado o lado emocional dos pacientes, isso melhora muito quadros depressivos. Percebem que apesar do internamento ainda existe vida”, ressaltou a psicóloga Denise Jamus.

As visitas dos voluntários do Amigo Bicho devem ocorrer mensalmente. Segundo Marisa Ayres, 80% dos animais que participam do projeto foram adotados. “Os cães passam por avaliação com veterinário, é medido o nível de estresse para que estas visitas tragam apenas bem estar aos pacientes”.

A dentista Roberta Guimarães integrou o projeto no início deste ano e faz questão de fechar a agenda do consultório todas as quartas-feiras, quando realizam as visitas. “É fundamental que essas visitas tragam benefícios para os pacientes das instituições hospitalares, para os animais e seus tutores”.