Ir para o conteúdo
Meio ambiente

Moradores do Campo de Santana recebem cinco novas áreas de lazer

Entrega das obras de revitalização em áreas de lazer na regional Tatuquara. Foto: Gabriel Rosa/SMCS

Cinco áreas de lazer estão sendo entregues pela Prefeitura aos moradores do bairro Campo de Santana, na Regional do Tatuquara. Em uma das áreas, o terreno, que antes era utilizado para despejo de lixo, agora abriga um jardinete com quadra de futebol, equipamentos para crianças e para a atividade física de adultos. Localizado nas esquinas entre a Estrada Delegado Bruno de Almeida e as ruas Major Newton Diniz e Osmar Benedito Aleluia, o jardinete foi entregue na manhã deste sábado (21) pelo prefeito Gustavo Fruet. Ele anunciou que o bairro receberá ainda melhorias na iluminação pública.

“Esta foi a gestão que mais ampliou as áreas de lazer para estimular a prática esportiva e fortalecer o convívio das famílias”, ressaltou o prefeito. Ele disse que a Prefeitura tem se esforçado para avançar nos investimentos e melhorar a vida de todas as pessoas que vivem em Curitiba, embora esteja ocorrendo aumento da demanda por serviços municipais, provocado pela crise econômica, com redução de arrecadação e de repasses de verbas e impostos, e pelo aumento da população de imigrantes. “Estamos fazendo tudo para que a gente consiga absorver o aumento dessa procura e para avançar nos investimentos.”

Ele destacou que apesar de todos os desafios do momento, a capital continua acolhedora. “Curitiba é fraterna, solidária e tem amor. Mesmo na crise, a Prefeitura tem mantido o acolhimento e ampliado os serviços à população”, disse Fruet. Com duas crianças, uma de 2 e outra de 5 anos, e rodeada por outras crianças do bairro, a dona de casa Elen Grazielle afirmou que agora ficou mais seguro para os pequenos brincarem. “Foi dez. Pelo menos as crianças têm onde brincar e não precisam mais ficar nas ruas.”

Além do investimento em áreas de lazer, o prefeito lembrou de outros investimentos que estão sendo feitos na área de educação, segurança e de infraestrutura, obra que muitas vezes não é visível mas que beneficiam diretamente as famílias. “Há um ano e quatro meses não temos registro de famílias desabrigadas pelas chuvas, por obras que fizemos de infraestrutura, com trabalhos de drenagem e limpeza.”

Investimentos

A entrega foi acompanhada pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Renato Lima; pelo administrador da Regional do Tatuquara, Edgar Otto Hauber Júnior e pelos vereadores Mestre Pop e Paulo Salamuni. “São 250 mil investidos na qualidade de vida dos moradores de Campo de Santana. Peço que nos ajudem a cuidar desses espaços porque é o nosso dinheiro que está sendo investido”, afirmou o secretário.

O prefeito e o secretário destacaram que as obras foram realizadas a partir de emenda no orçamento proposta pelo vereador Mestre Pop. “A parceria com a Prefeitura acontece desde 2013 e não parou. O Município está de olhos voltados para o bairro, não dá para contemplar tudo, mas sem essas emendas as obras não acontecem e, com elas, as moradias valorizam”, enfatizou Mestre Pop. Durante a cerimônia de entrega, o jovem Igor, que utiliza o nome artístico de MC Neguinho do GPM, prestou uma homenagem às autoridades presentes e às mães. MC Neguinho apresentou o rap “Para ser rainha não precisa de coroa”.   

Obras

O jardinete entregue neste sábado possui academia ao ar livre, rampas de acessibilidade, cancha de futebol com alambrado, estar com bancos de praça e paisagismo. A implantação de outro jardinete no bairro, na Rua Wadih Riskala, também ganhou cancha de futebol com alambrado, parquinho com trepa-trepa, gangorra, escorregador e estar com bancos de tronco de árvores. Os mesmos equipamentos foram instalados no jardinete instalado na Rua Juarez Távora.

Em outras duas áreas de lazer foram revitalizados os alambrados das canchas de futebol existentes nas praças localizadas entre as ruas Helena Tortato e Emanoel Ernesto Bertoldi e entre Maximiliano Sehn e Melania Zeni Visinoni. A entrega das obras foi precedida pela benção realizada pelo padre Mário Scopel e acompanhada por lideranças comunitárias e moradores.