Ir para o conteúdo
Crianças e adolescentes

Marry Ducci lança campanha de prevenção à exploração sexual

Presidente da FAS, Marry Ducci, lança a Campanha Municipal de Prevenção da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, durante o 6º Seminário Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, promovido pela FAS, na Universidade Positivo. Curitiba, 20/05/2011 Foto: Irene Roiko/FAS

A presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Marry Ducci, lançou nesta sexta-feira (20) a Campanha Municipal de Prevenção da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. “Todos precisam estar atentos e prontos para denunciar atos de violência cometidos contra crianças e adolescentes”, disse Marry.

A proposta é sensibilizar a sociedade civil organizada, poder público, setor empresarial e população para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes e a defesa de seus direitos.

A campanha foi lançada durante a abertura do 6º Seminário Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, promovido pela FAS, na Universidade Positivo.

A campanha enfatiza a importância da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente. Denúncias de abusos podem ser feitas pela população pelos telefones 100 ou 156, da Prefeitura.

Uma das vertentes da campanha é o turismo com motivação sexual infanto-juvenil. Como Curitiba será uma das cidades-sedes que receberão a Copa do Mundo de 2014, a Prefeitura está empenhada em promover um turismo com responsabilidade, ético, cidadão, protegendo crianças e adolescentes da exploração sexual.

“O seminário tem o objetivo de reforçar a mobilização e articulação de todas as esferas e segmentos sociais para evitar esse complexo fenômeno da violência sexual contra crianças e adolescentes”, disse a presidente Marry Ducci.

“Isto já está sendo possível em Curitiba graças ao trabalho e à vigilância constante da Rede de Proteção a Criança e ao Adolescente em situação de risco para a violência”, afirmou a presidente da FAS.

Rede de Proteção - A Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente é integrada por vários órgãos municipais, estaduais, conselhos tutelares, ministério público, hospitais e sociedade civil organizada com o objetivo de prevenir e proteger crianças e adolescentes em situação de rua.

“A FAS faz parte desta rede e é uma sentinela na luta permanente de proteção das crianças e adolescentes por meio de serviços oferecidos nos CRAS, CREAS, SAV – Serviço de Atendimento ao Vitimizado em Domicílio e o Centro Criança Quer Futuro. Ou seja, uma mobilização de proteção das crianças, com ações permanentes durante todo o ano”, afirmou Marry Ducci.

A juíza Lídia Matos Guedes, da Vara da Infância e Juventude, lembrou que as crianças estão pagando um preço altíssimo pelo erro dos adultos. “Ações como esta campanha promovem a sensibilidade da sociedade”, disse.

O reitor da Unicemp, José Pio Martins agradeceu a parceria com a FAS e reafirmou a importância da educação na mobilização de proteção a crianças e adolescentes.

Seminário - Neste ano, o seminário tem como tema central o “Fortalecimento da Intersetorialidade como Estratégia na Prevenção e Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

O tema busca o comprometimento e pactuação de todos nas ações de prevenção e enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes.

No período da manhã, foi realizada palestra com a professora Renata Bellenzani, psicóloga, mestra em Psicologia Social, doutoranda em Medicina Preventiva e uma Roda de Conversa sobre o “Pacto da Rede de Proteção para prevenir, enfrentar e eliminar a exploração sexual de crianças e adolescentes por meio das ações intersetoriais”.

Participaram da conversa Mauri Konig, do jornal Gazeta do Povo; Júlia Cordelini, da Secretaria Municipal da Saúde; Carla Moretto Macarini, promotora de justiça e Dione Maria Meniz, da Universidade Positivo.

Acompanharam a abertura do seminário os vereadores Felipe Braga Cortes e pastor Valdenir Soares, os secretários municipais Eliane Chomatas, da Saúde; Liliane Sabbag, da Educação e Luiz de Carvalho, da Copa 2014 e Juliana Vosnika, presidente do Instituto Municipal de Turismo.

Dia Nacional

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio, foi instituído pela Lei 9970/2000 com o objetivo de mobilizar e convocar a sociedade brasileira a se engajar no combate a violência sexual de crianças e adolescentes, bem como na defesa dos seus direitos.

Essa data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, o assassinato de uma criança de 9 anos incompletos, Aracelli Cabrera Crespo, em Vitória (ES), chocou o país.

Aracelli foi sequestrada, drogada, sofreu violência sexual, teve seu rosto desfigurado com ácido, entre outras barbáries. A história desse crime denuncia muitos dos ingredientes da violenta rede de exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes em nossa sociedade: implicação da rede familiar, abuso de poder, tráfico de drogas, corrupção e impunidade. Infelizmente casos como o de Aracelli ainda são frequentes em nosso país.