Ir para o conteúdo
Esporte e lazer

Mais segurança no entorno do Cemitério do Água Verde com nova pista de caminhada e iluminação

Entrega da pista de caminhada do cemitério do água verde. Curitiba, 21/05/2015 Foto: Gabriel Rosa/SMCS

Iluminação com lâmpadas de Led e a nova pista de caminhada no entorno do Cemitério Água Verde foram instaladas pela Prefeitura para promover a prática de atividades esportivas e ao mesmo tempo trazer mais segurança aos frequentadores e moradores da região com a ocupação do espaço público pela população. A pista de 1,5 mil metros, que ladeia a calçada em paver, integra um circuito esportivo que inclui também a instalação de uma academia ao ar livre no Jardinete Sebastiana Siqueira de Almeida (D.Pina) e de frente a ela uma praça para a prática de Tai Chi Chuan.

Os equipamentos foram entregues na noite deste sábado (21) pelo prefeito Gustavo Fruet. “A pavimentação utilizada na pista e na calçada é uma melhoria para os praticantes de caminhada e corridas e facilita o descolamento de pessoas com baixa mobilidade”, afirmou o prefeito na cerimônia de inauguração. Resultado de uma emenda conjunta dos vereadores Luis Felipe Braga Côrtes e Bruno Pessuti, em atendimento a solicitações do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg Água Verde), as melhorias foram gradativamente sendo implantadas pela Prefeitura.

“Depois de alguns anos de espera essa obra é inaugurada”, enfatizou o vereador Bruno Pessuti. O vereador agradeceu ao prefeito e ao colega parlamentar Braga Côrtes por tê-lo convidado a participar do projeto por melhorias para o local. “Esses vereadores (Pessuti e Braga Côrtes) são de uma geração jovem e muito responsáveis”, agradeceu Fruet. “Urbanização é sinônimo de mais segurança e melhor qualidade de vida”, afirmou o presidente do Conseg Água Verde, Paulo Roberto Goldbaum Santos, que atua junto aos moradores pela conquista de maior segurança e maior qualidade de vida.

Durante a cerimônia de entrega também foi realizada uma homenagem, in-memória, a Sérgio Straub Stecz, o “Magrão”, que era um conhecido morador do bairro. Joana, mãe do homenageado, de 82 anos, estava entre os cerca 15 familiares presentes a homenagem. “É uma lembrança que ficará guardada por muito tempo.” Emília, filha de “Magrão”, se emocionou ao falar em nome do pai e disse que “ele ficaria muito orgulhoso pela homenagem e pela ocupação do espaço com práticas esportivas”.      

A cerimônia de entrega foi acompanhada ainda pelo secretário municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Aluísio de Oliveira Dutra Júnior, pelo vereador Paulo Salamuni, por outros representantes comunitários e por moradores da região. Os moradores também acompanharam e alguns participaram das atividades programadas para a noite de inauguração – caminhada e duas  corridas – uma para praticantes de 4 a 14 anos e outra para competidores adultos.

Esporte e Saúde   

As irmãs Ainhoa Lahure Diaz, de 6 anos, e Lileluz, de 9 anos, estavam entre os mais entusiasmados para participar da corrida. As duas meninas se lembraram e se inspiram na mãe que também gostava de corridas. “Quero correr porque quero ganhar troféus. É bom correr porque é saudável e fico feliz”, disse a pequena Ainhoa. “Minha mãe tinha muitos troféus e eu também quero ganhar muitos. Agora ficou melhor para correr, antes tinha muitas pedras aqui”, disse a irmã Lileluz. O pai José Diaz, contou que as meninas integram a equipe de corridas do treinador Minoru, que tem equipes com mais de 120 participantes de diferentes faixas etárias.  

“É muito mais seguro, a qualidade do revestimento melhorou. Agora podemos correr com toda tranquilidade, mesmo com chuva. É bom para a saúde”, argumentaram o casal Raquel e Sidnei Stadler. “A Prefeitura está de parabéns. O bairro está muito bem atendido por esta gestão. Ficou muito bom. Faço caminhada aqui há três anos e antes era barro, tinha trecho com e sem calçada, a pista não era apropriada, tinha que andar pela grama”, afirmou a moradora Emanoela Isfer.

Melhorias

As melhorias foram sendo implantadas por etapas. No final do ano passado, a Prefeitura trocou a iluminação no entorno com a implantação de 70 postes poliméricos, luminárias decorativas e lâmpadas LED de alto rendimento. Também foram substituídas as luminárias com lâmpadas de vapor de sódio por vapor metálico - iniciativas que fazem parte do programa de Revitalização de Iluminação em linhas de ônibus alimentadores. As intervenções integram o Plano de Iluminação Pública de Curitiba, lançado pelo prefeito Gustavo Fruet em 2015, e que está em execução pela Secretaria Municipal de Obras Públicas.

Maria Cristina Ravanholi, moradora do bairro desde a década de 80, conta que deixou de fazer suas atividades físicas na Praça Guanabara, mais próxima da casa dela, para praticá-las no novo circuito. “Quando eu descobri esta pista, passei a utilizar aqui. O circuito é bem maior, oferece mais segurança por causa da iluminação e além da caminhada posso fazer meus exercícios na academia ao ar livre. Eu venho pela manhã e meu marido vem no fim do dia. Ficou ótimo”, relata satisfeita.

A nova academia ao ar livre, localizada no Jardinete na rua Guilherme Pugsley esquina com a Rua Marques do Paraná, foi concluída no início do mês de abril. “Ficou funcional e bem iluminado. Antes eu não fazia caminhada. Com a nova pista passei a utilizar o espaço. Muitas pessoas utilizam, inclusive no período noturno”, conta Katia Regina de Assunção Romero, moradora do bairro há 15 anos.

Para complementar o circuito foram feitas as melhorias no Jardinete Luiz Carlos Ribeiro, conhecido como Praça Tai Chi Curitiba. O Tai Chi Chuan é um estilo de arte marcial, também reconhecido como uma forma de meditação em movimento. A prática realizada no local agora conta com nova calçada, iluminação, lixeiras, bicicletário e equipamentos de lazer.

O professor Levis Litz conta que nos dois últimos anos a área era utilizada por praticantes da arte e que agora, com as melhorias, serão ofertados gratuitamente aulas para a comunidade.

Nesta gestão foram colocadas em funcionamento 68 novas academias: 12 em 2013, 29 em 2014, 20 em 2015 e, até o momento, 7 em 2016. A meta é chegar a 250 destes equipamentos até o fim de 2016.

Investimentos

A Prefeitura de Curitiba investiu no ano passado R$1 milhão em obras para revitalizar os quatro cemitérios municipais da cidade. No Cemitério Municipal Água Verde foram realizadas reformas que garantiram acessibilidade e mais segurança para os visitantes.

Com investimento de R$ 450 mil foram realizadas melhorias como nova pintura das fachadas, novos portais de acesso para visitantes; rotas internas asfaltadas para facilitar a movimentação, em especial de idosos e pessoas com deficiência.

E ainda foi implantada a Praça das Almas (um espaço com bancos e floreiras), um velário e construídas rampas de acessibilidade nos portões 2 (Rua Assis Gonçalves) e 6 (Avenida Água Verde), além da revitalização do Cruzeiro.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Renato Lima, a reforma e a utilização destes locais para a prática esportiva e de lazer é uma maneira de chamar a comunidade a frequentar o local, evitando que vândalos e usuários de drogas se apropriem do espaço. “Todos saem ganhando. Mais qualidade de vida com ambiente preservado”, afirma.