Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Expresso Boqueirão

Ligeirão azul, o maior ônibus do mundo

12/07/2011 16:25:00

Com a circulação dos Ligeirões azuis do eixo expresso Boqueirão - os maiores ônibus do mundo -, os usuários do sistema de transporte coletivo de Curitiba ganharam mais conforto, qualidade e segurança, com deslocamentos mais rápidos em veículos com maior capacidade de passageiros e que dispõem da mais completa tecnologia.

Os biarticulados permitem o transporte de mais passageiros. Enquanto os coletivos garantem o embarque de até 180 usuários por viagem, os novos carros permitem o deslocamento de até 250 passageiros por viagem – um ganho de capacidade real de cerca de 47%. 

>> Assista ao vídeo

Frequência - A diferença do tempo de viagem entre os ônibus biarticulados expressos com parada em todas as estações-tubo do trajeto, em relação aos novos ligeirões, também apresenta uma diferença considerável.

Enquanto os primeiros fazem o percurso entre a praça Carlos Gomes e o Terminal Boqueirão em 62 minutos (ida e volta), a ligação rápida com paradas, a partir da praça apenas nos tubos (UTFPR, TRE), e ainda nos terminais Carmo e Hauer, antes do ponto final, é de 44 minutos (ida e volta).

A frequência dos coletivos entre um e outro ônibus nos pontos, no caso do Expresso Boqueirão, com paradas em todos os tubos, é em média de oito minutos no horário normal, e de 4,5 minutos nos horários de pico. Já os novos Ligeirões azuis partem, nos horários normais, a cada dez minutos em média da praça e do Terminal Boqueirão, e a cada 4,5 minutos nas horas de maior movimento.

Expressos - Os novos Ligeirões trafegarão ao longo da pista exclusiva da Avenida Marechal Floriano, até o Boqueirão, a uma velocidade média de 28 km/h. Essa velocidade garante ao passageiro chegar mais rapidamente ao destino, se comparada a viagem no expresso com paradas em todos os pontos, porque o usuário é o grande ganhador, resultado da transposição, que permite viagens quase sem paradas, e o desalinhamento das estações.

A entrada em operação dos novos ligeirões no eixo Boqueirão tem razões conhecidas: implantado em 1977, quatro anos após a inauguração do pioneiro eixo Norte-Sul, o eixo Boqueirão serve à Prefeitura de Curitiba como laboratório para o aperfeiçoamento do sistema expresso servido por intermédio das canaletas exclusivas. Elas garantem a livre circulação dos coletivos em pistas exclusivas, com rapidez e segurança.

Em 1977, os primeiros ônibus expressos tinham 11 metros e transportavam em média 85 passageiros por viagem. A partir de 19 de dezembro de 1992, os primeiros ônibus biarticulados, com 25 metros de comprimento – então de cor prata – rodaram pela primeira vez em Curitiba no eixo Boqueirão, inaugurando a segunda fase do sistema.

Boqueirão - Já os Ligeirões que estréiam neste sábado, 16, têm 28 metros de comprimento. Também foi no Boqueirão que em 1991 estreou a primeira Linha Direta, servida pelos chamados "Ligeirinhos", na linha Boqueirão-Centro Cívico.

No biênio 2009/2010, a canaleta do eixo Boqueirão passou por mudanças físicas, com alargamento da via para implantação do Ligeirão, permitindo o deslocamento rápido de passageiros, a partir da praça Carlos Gomes, até o Terminal Boqueirão, com paradas apenas na estação-tubo UTFPR e também apenas nos terminais Hauer e Carmo.

Quando implantadas, a partir de 1974, essas canaletas anteciparam o conceito globalizado do hoje chamado Bus Rapid Transit (BRT). Não demorou para a experiência genuinamente curitibana ser copiada por outras cidades brasileiras e no exterior.

Demanda - Curitiba, na década de 1980, foi a primeira cidade brasileira a adotar o sistema físico-tarifário, permitindo o deslocamento aos mais diversos pontos da cidade, com embarques e desembarques em várias linhas, em diversos terminais, com o pagamento de uma só passagem.

Movidos exclusivamente a biocombustível 100% à base de soja – o que caracteriza o uso crescente de combustível limpo, não-mineral, em Curitiba -, os novos Ligeirões biarticulados consumirão cerca de 55 mil litros/mês de biocombustível.

A demanda de passageiros em dias úteis, no Eixo Boqueirão, somando os transportados pelos ônibus biarticulados e dos ligeirinhos das Linhas Diretas Boqueirão-Centro Cívico e Barreirinha-São José, totaliza 125 mil pessoas/dia. No mesmo eixo, apenas os ônibus biarticulados e articulados Ligeirões, transportam 70 mil usuários/dia. Desse total, 45 são os embarcados nos biarticulados com paradas nos cerca de 20 tubos do trajeto, enquanto os articulados Ligeirões transportam em média 25 mil pessoas/dias úteis.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484