O Liceu do Ofício de economia criativa, que funciona no Solar dos Guimarães, formou suas duas primeiras turmas. Vinte e nove alunas receberam nesta quinta-feira (19) os certificados de conclusão dos cursos de desenhista de moda e design de interiores. Com duração de 200 horas/aula, os cursos são ministrados em forma de parceria entre a Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego e o Senac.
“Em um momento de crise econômica é muito importante que o trabalhador busque qualificação profissional, para que esteja melhor preparado para encarar o mercado de trabalho. A economia criativa capacita não só para a busca do emprego, mas prepara para uma profissão, para novas oportunidades e a melhoria de renda”, diz o secretário municipal do Trabalho e Emprego, Fernando Guedes.
Na entrega dos certificados, as formandas fizeram uma exposição dos trabalhos realizados durante o curso. Aposentada, Joselma Silva Câmera agora espera se especializar em decoração de interiores. Baiana, ela mora em Curitiba há oito anos. Segundo ela, o curso revelou um talento que nem suspeitava ter. “Eu pensava que não sabia desenhar nada. Saí do curso desenhando. Sempre gostei de decoração e há tempos vinha procurando algo assim. Me apaixonei e agora quero me especializar”, diz.
Dona de um ateliê de moda há mais de 15 anos, Denise Alpendre também viu no curso de desenhista de moda uma oportunidade de especialização e expansão de sua atividade.
“Até agora eu vinha trabalhando com roupas de festa. Minha ideia, ao fazer o curso, é de poder desenhar e criar modelos. Eu tinha as ideias, mas não conseguia visualizá-las. Sempre quis me especializar, mas nunca consegui, devido ao custo,” declara.
Os cursos de qualificação profissional são oferecidos gratuitamente nos 25 Liceus de Ofício da Prefeitura de Curitiba, gerenciados pela Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego. Os espaços estão espalhados nas dez regionais da cidade, em cinco áreas de formação: informática, corte e costura, beleza; industrial e desenvolvimento profissional e empregabilidade.
Ao longo de 2015, a Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego ofertou à população curitibana mais de 300 cursos de qualificação profissional com carga horária mínima de 160 horas.
Foram qualificadas mais de 5,5 mil pessoas, incluindo a parceria entre a Prefeitura e Senai, que atuou nas áreas administrativa, informática, industrial, costura, elétrica e gastronomia e também com o Instituo Zonta na área de gastronomia e panificação.