Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Palacete Wolff

Instituto Municipal de Turismo faz 12 anos com anúncio de nova sede

O Instituto Municipal de Turismo de Curitiba completa 12 anos nesta quarta-feira (10/5). O aniversário é celebrado com uma novidade, a mudança do Instituto, que fica no Centro Cívico, para o Palacete Wolff, localizado no Setor Histórico da cidade. Curitiba, (arquivo) Foto: Ivan Bueno/SMCS

O Instituto Municipal de Turismo de Curitiba completa 12 anos nesta quarta-feira (10/5). O aniversário é celebrado com uma novidade, a mudança do Instituto, que fica no Centro Cívico, para o Palacete Wolff, localizado no Setor Histórico da cidade.

A presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra, ressalta que a mudança de sede é um avanço do ponto de vista administrativo, uma vez que os custos de aluguel são eliminados. “Outro aspecto, de natureza técnica, é o fato de o imóvel estar localizado no setor histórico da cidade, um dos cartões-postais de Curitiba”, explicou. “Para o Instituto é ainda mais importante porque é onde temos nossa feira de artesanato mais importante, a feira do Largo da Ordem.”

A arquiteta da Secretaria de Governo Municipal Cláudia Stachera, responsável pela readequação do espaço, lembra que o Palacete é uma Unidade de Interesse de Preservação, tombado pelo Patrimônio Estadual. Por isso, os reparos têm que obedecer certos parâmetros. “A edificação vai receber uma pintura contra pichação na área externa e uma pintura mais clara na área interna, para dar mais claridade aos ambientes”, relata. Cláudia também comentou a troca da iluminação interna para uma tecnologia mais nova e econômica.

O Instituto

O Instituto Municipal de Turismo de Curitiba é uma autarquia, de administração indireta da Prefeitura, e foi criado pela Lei nº 11.408 em 2005. Entretanto, a área do Turismo na gestão pública de Curitiba teve início em 1952, quando foi criado o Departamento Municipal de Turismo e Propaganda. Na época não havia secretarias no organograma do Poder Público Municipal.

Alguns anos depois, a tarefa foi transferida ao Departamento de Educação, Cultura e Turismo, em 1959. Em 1973, a Lei 4.545 criava a Fundação Cultural de Curitiba (FCC) que, entre as várias atribuições, assumiu o turismo. 

Em 31 de maio de 1993, surgia a Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo (SICT), criada pela Lei nº 8.184. No ano de 2000, a Lei nº 10.130 de 28 de dezembro, extinguia a SICT e seu artigo 3º transferia as atribuições da antiga secretaria para a Companhia de Desenvolvimento de Curitiba, onde foi criada uma diretoria de Turismo, que permaneceu até a criação do Instituto.

Em 2010, o Instituto, em parceria com o Curitiba, Região e Litoral Convention & Visitors Bureau, criou a marca CurtaCuritiba, que visa promover a cidade como destino turístico com todas s potencialidades.