Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Planejamento urbano

Fruet participa da abertura da Conferência da Cidade de Curitiba

10/05/2013 17:09:00
Rádio Prefeitura
Radio Prefeitura
Fruet participa da abertura da Conferência da Cidade de Curitiba

Baixe o Flash Player.

O prefeito Gustavo Fruet participou da abertura da 5ª Conferência da Cidade de Curitiba (ComCuritiba), que teve início na manhã desta sexta-feira (10), no Teatro da Reitoria, com a participação de cerca de 500 pessoas. O evento, que contou com a presença de representantes dos movimentos populares, trabalhadores, empresários, vereadores e da Prefeitura Municipal de Curitiba, termina neste sábado (11).

Fruet falou da importância da participação da comunidade nas decisões sobre o futuro da cidade. “Por isso esta Conferência tem legitimidade para falar em nome da população. A democracia exige tolerância, diálogo e compreensão. É isso que estamos praticando”, destacou Gustavo Fruet.

O prefeito lembrou que o desafio de administrar Curitiba passa por compreender que todas as áreas devem ser contempladas. “É preciso olhar a cidade como um todo. No momento em que estamos discutindo qual será a tecnologia mais adequada para o metrô de Curitiba, não podemos esquecer que temos uma população de rua. E toda essa gente precisa ser atendida”, enfatizou Fruet.

Os representantes da sociedade civil organizada destacaram a importância dessa discussão sobre planejamento urbano e falaram das necessidades da comunidade. “Não vivemos mais numa cidade, vivemos numa grande região metropolitana que precisa avançar na integração das políticas públicas, investimentos em moradia, saúde, educação e no transporte público”, destacou Waldir Aparecido Mestriner, um dos representantes do segmento dos trabalhadores.

E foi sobre a necessidade de integração de Curitiba com a Região Metropolitana que falou a geógrafa Rosa Moura, responsável pela palestra de abertura do evento. “Estamos falando de uma cidade que é muito maior. Trata-se de uma grande mancha urbana que abrange outros 14 municípios. Todos os dias, 250 mil pessoas que moram na Região Metropolitana vêm a Curitiba para trabalhar e estudar. E outras 60 mil pessoas saem da capital para exercer suas atividades em outros municípios”, enfatizou Rosa.

Segundo a palestrante, a fusão entre Curitiba e a Região Metropolitana já existe, assim como as necessidades e os problemas. “Precisamos pensar na integração e solucionar os problemas dessa forma, incentivando uma cidadania metropolitana”, concluiu.

Mobilidade

O prefeito Gustavo Fruet chegou ao Teatro da Reitoria de bicicleta. Disse que fez um trajeto tranquilo, mas que será preciso reforçar a sinalização na região central para dar mais segurança aos ciclistas. “É possível fazer pequenos deslocamentos diários que vão acostumando as pessoas com essa modalidade de transporte. Hoje, muitos motoristas disputam o espaço com os ciclistas. Mas a mudança exige tempo, é um processo cultural”, avaliou.

Sobre a situação do transporte coletivo, Gustavo Fruet falou sobre a necessidade de definir melhorias, pois o sistema vem perdendo passageiros. Além disso, enfatizou que foi determinada uma auditoria no sistema de transporte coletivo. “Vamos avançar, porém com segurança. O debate urbano é recente em nosso país. Isso mostra que é preciso fortalecer a sociedade localmente para que as decisões representem o desejo da comunidade”, finalizou.

 

Leia Mais
Nenhuma notícia associada.

Leia mais notícias sobre  Gabinete do Prefeito

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484