Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Cultura da paz

Fórum aborda prevenção ao bullying e respeito na escola

12/06/2018 17:45:00

Identificar e discutir o bullying no ambiente escolar, prevenir toda a forma de violência e orientar profissionais da educação em relação ao assunto. Esses foram os objetivos do Fórum Você tem Direitos, Eu Respeito! - Prevenção ao Bullying, promovido nesta terça-feira (12/6) pela Secretaria Municipal da Educação, na sede da instituição, no Alto da Glória.

O evento reuniu mais de 300 profissionais das unidades educacionais, dos departamentos e dos núcleos regionais de educação do município. Ao longo do dia, foram promovidas palestras, reflexões e apresentações de práticas pedagógicas desenvolvidas nas unidades de ensino a partir do tema.

O debate também possibilitou o estudo da lei Nº 13.663, de 14 de maio de 2018, que alterou o art. 12 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Ambos os documentos determinam que unidades educacionais devem incluir no cotidiano a promoção de “medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência, especialmente a intimidação sistemática, conhecida como bullying, além de promover a cultura de paz.”

A superintendente educacional da Secretaria Municipal da Educação, Elisângela Mantagute, ressaltou a importância da prevenção ao bullying - reconhecido como um problema crônico nas escolas públicas e privadas de todo o país - um dos projetos que compõem o plano de governo do prefeito Rafael Greca. “É preciso que saibamos identificar os sinais nas nossas unidades, que estejamos preparados para agir com estratégias de prevenção, de garantia e reparação de direitos e sobretudo de propagar a cultura da paz”, disse Elisângela.

As comissões de educação em direitos humanos foram destacadas por Elisângela como multiplicadoras para a efetivação da prevenção, promoção, defesa e reparação de violências no espaço escolar. O grande número de inscritos para participação do fórum, com apresentação de práticas desenvolvidas nas unidades, foi, segundo Elisângela, um dos bons resultados alcançados pelo projeto Você Tem Direitos, Eu Respeito!, desenvolvido desde o ano passado na rede municipal de ensino, sob a responsabilidade da Coordenadoria de Equidade, Família e Rede de Proteção.

Projeto Conviver

Os participantes assistiram à palestra do professor Josafá Moreira da Cunha, idealizador do projeto Conviver, desenvolvido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) para formar profissionais da educação para o reconhecimento e o enfrentamento de situações de intimidação sistemática.

O projeto proposto pela UFPR, abrange profissionais de mais de cem escolas, públicas e privadas, de Curitiba e região metropolitana. Somente da rede municipal de Curitiba são 80 profissionais de 25 unidades escolares participando da formação de 180 horas.

 

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484