O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, participou na noite desta sexta-feira (20) da cerimônia de formatura de 38 árbitros e assistentes da Federação Paranaense de Futebol (FPF). Estiveram presentes diretores esportivos da FPF, ex-árbitros e familiares dos formandos.
“A Federação Paranaense de Futebol realiza um trabalho de sucesso ao promover a formação para árbitros. Temos história e excelentes árbitros formados na FPF”, destacou Fruet, ao cumprimentar os formandos.
Para o presidente da FPF, Hélio Cury, a formatura é um momento marcante na carreira destes profissionais do apito e da bandeira. “É sempre gratificante formar novas turmas e incorporar novos árbitros e assistentes no quadro da FPF. Tenho certeza que terão uma carreira promissora”, destacou Cury.
O Paraná tem hoje 350 árbitros e assistentes federados. Os 38 formandos passaram dez meses se preparando com aulas práticas e teóricas nas áreas técnica, física, social e psicológica. Ao todo, foram 235 horas/aula.
Entre os formandos, destaque para quatro professores da Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude (SMELJ) da Prefeitura de Curitiba que agora estão aptos a atuar na classe iniciante e apitar jogos amadores e de categorias de base.
Além dos quatro formandos, um dos árbitros do quadro de arbitragem da FIFA é o paranaense Bruno Boschiliade, que chefia o núcleo da SMELJ da Regional do Tatuquara.