Ir para o conteúdo
banner

Rádio Escola

Estudantes da rede municipal conhecem emissora de rádio

Meninas do do 4º ano da Escola Municipal Margarida Orso Dalagassa, no bairro Tatuquara, Ana Júlia Pontes dos Santos e Eyshila Kauane Santos da Rosa, 9 anos acompanhadas da professora Suzana Rubin e da diretora Maria Cecília Santos Araújo Colatusso. Tiveram um dia de radialista nesta quinta-feira (11/10), na sede da Difusora, no Cristo Rei. Curitiba, 11/10/2018 Foto:Cesar Brustolin/SMCS

Meninas do do 4º ano da Escola Municipal Margarida Orso Dalagassa, no bairro Tatuquara, tiveram um dia de radialista nesta quinta-feira (11/10), na sede da Difusora, no Cristo Rei.

Como parte do projeto Rádio Escola, Ana Júlia Pontes dos Santos e Eyshila Kauane Santos da Rosa, 9 anos, foram conhecer os estúdios da Difusora AM, Ouro Verde e Caiobá FM, acompanhadas da professora Suzana Rubin e da diretora Maria Cecília Santos Araújo Colatusso.

“Na nossa rádio a gente se coloca no lugar do repórter de verdade, aprendemos muito, temos que transmitir informações corretamente”, disse a pequena. A amiga Eyshila contou que adora produzir os programas e trabalhar em conjunto com os colegas. “É muito legal”, disse. Elas participaram de um programa da Difusora e conheceram os estúdios e a parte administrativa das rádios.

Segundo a professora, o desenvolvimento dos estudantes que participam da rádio escola tem sido muito grande. “Eles ganham desenvoltura, melhoram a pronúncia, a escrita, enfim, o projeto começou tímido e conquistou a escola toda”, afirmou Suzana. Ela conta que os estudantes adoram colocar a mão na massa. “Se deixar, fazem tudo sozinhos. Eu só oriento”, brinca.

Desenvolvimento Sustentável

Na escola, o projeto de rádio dá suporte a um trabalho muito mais amplo realizado desde julho com os estudantes, sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), agenda da Nações Unidas com itens que buscam melhorar a vida das pessoas e as condições do planeta até 2030. São 17 objetivos que devem ser implementados por todos os países durante os próximos 15 anos, até 2030. Entre eles estão propostas como acabar com a fome e a pobreza, assegurar educação inclusiva, reduzir desigualdades, assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis, promover sociedades pacíficas.

O debate sobre os ODS é inserido nos diversos componentes curriculares. “Meu tema preferido é a redução das desigualdades”, conta Eyshila.

A diretora da escola conta que as crianças estão muito empolgadas. “É emocionante ver o empenho delas”, disse Maria Cecília. O trabalho sobre os ODS é feito em parceria com a Cátedra Ozires Silva de Empreendedorismo e Inovação Sustentáveis, centro de referência em empreendedorismo e inovação criado em 2011.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, explica que na rede municipal de ensino são desenvolvidos diversos projetos e ações relacionados aos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável. “Programas, projetos e ações da secretaria estão alinhados aos 17 objetivos propostos pela ONU. Somos efetivamente signatários da Agenda 2030 e vamos conseguir atingir os ODS de maneira ainda mais eficaz se nossas crianças os tiverem internalizados por práticas pedagógicas”, disse Maria Sílvia.

Ouça os programas dos radialistas mirins: http://www.educacao.curitiba.pr.gov.br/noticias/radio-escola/13126

Saiba mais sobre os ODS: https://nacoesunidas.org/conheca-os-novos-17-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-da-onu/