Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Artes plásticas

Estudantes aprendem a moldar argila no Linhas do Conhecimento

Ovos, bacias, bolas e até super-heróis. Essas foram as produções artísticas moldadas em argila por um grupo de trinta estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Mirazinha Braga, que participaram de uma oficina de modelagem na Rua da Cidadania Matriz, na tarde desta segunda-feira (16). Curitiba, 16/04/2018. Foto: Levy Ferreira/SMCS

Ovos, bacias, bolas e super-heróis foram as produções artísticas moldadas em argila por 30 estudantes da Escola Municipal Mirazinha Braga em uma oficina de modelagem realizada na Rua da Cidadania Matriz, nesta segunda-feira (16/4).

A atividade, inspirada na obra do artista plástico Faustino Zardo, integra o programa Linhas do Conhecimento, que oferece aos estudantes da rede municipal aulas de campo em museus, parques, pontos turísticos e faróis do saber, ampliando o aprendizado. A modelagem será realizada até esta sexta-feira (20), com crianças de diferentes escolas.

Victor Eduardo Avanco decidiu fazer um ovo de Páscoa. “Eu já conhecia argila, já tinha brincado com meu pai e fizemos muita bagunça, adorei vir aqui hoje”, contou Victor. A colega Melissa da Silva também se divertiu. “É muito bom conhecer a cidade e fazer atividades fora da sala, a gente aprende muita coisa diferente”, disse a menina.

A aula de campo foi desenvolvida com o apoio da Regional Matriz. “Antes de vir para a oficina, as crianças estudaram a obra do artista e pesquisaram como fazer moldes. Agora é o momento de realmente colocar a mão na massa e mostrar o talento de cada um", explicou Mere Helen Bezerra Rocha Alves, responsável pelo Linhas do Conhecimento no Núcleo de Educação da Matriz.

“Se o Faustino estivesse aqui, adoraria ver as crianças moldando argila. Ele gostava das crianças e muitas conheceram o ateliê dele”, disse Silvana Zardo, viúva do artista. Silvana foi acompanhar a oficina e falou sobre a obra do marido.

Para o curador e responsável pelas mostras de Faustino, Carlos Henrique Tullio, as crianças aprendem brincando e desenvolvem novas habilidades. “É uma oportunidade de garantir uma contrapartida social e educacional através da arte”, comentou Tullio.

A professora de arte da escola Mirazinha Braga, Adriana Vitti, explicou que atividades como essa estimulam a criatividade e a sensibilidade dos estudantes. “É o poder do toque, eles aprendem a dar forma a uma ideia, a trabalhar um material. Desperta o olhar e novas habilidades”, disse Adriana, que leciona há 26 anos na rede municipal e há 15 trabalha com arte.

Linhas do Conhecimento

Idealizado pelo prefeito Rafael Greca em 2017, o programa Linhas do Conhecimento beneficiou, no passado, 17,4 mil estudantes e dois mil professores. Foram realizadas 606 visitas a 40 espaços da cidade.