Ir para o conteúdo
banner

Educação

Equipe de robótica de Curitiba conquista vaga em campeonato mundial nos Estados Unidos

Os estudantes conquistaram neste fim de semana o prêmio “Gracious Profissionalism” durante a etapa nacional do Torneio de Robótica FIRST LEGO League (FLL), promovido pelo Serviço Social da Indústria (SESI), em Brasília

Equipe de robótica de Curitiba conquista vaga em campeonato mundial nos Estados Unidos. Curitiba, 21/03/2016 - Foto: Luiz Costa/SMCS

A equipe de robótica Conectados, formada por estudantes da Escola Municipal Coronel Durival de Britto e Silva, no Cajuru, está entre as melhores de escolas públicas e privadas do País. Os estudantes conquistaram no último fim de semana (19 e 20 de março) o prêmio “Gracious Profissionalism”, durante a etapa nacional do Torneio de Robótica First Lego League (FLL), promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), em Brasília. A equipe também venceu o prêmio de melhor técnico, concedido à professora Anaí da Luz Rodrigues Santos pela condução dos competidores nos desafios e pesquisas. O “Gracious Profissionalism” reconhece a equipe que melhor incorpora a experiência do campeonato, participando de uma competição amigável. 

O resultado classificou a equipe para a etapa mundial, que acontecerá nos  dias 29 e 30 de abril, nos Estados Unidos. No período também acontecerão torneios na Austrália, Espanha e Filipinas. A equipe Cyber Rex, da Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag, no Cajuru, também disputou o torneio e venceu um desafio relâmpago lançado durante o campeonato sobre ações práticas e ideias inovadoras para combater o mosquito Aedes Aegypti. Com prêmio, a equipe ganhou um notebook. Os competidores chegaram de Brasília nesta segunda-feira (21) e foram recebidos com festa pelos familiares no Aeroporto Afonso Pena.

"Toda a rede municipal de ensino está orgulhosa dos estudantes e professores que divulgaram para o país a qualidade dos projetos de robótica desenvolvidos nas escolas e o talento, criatividade e determinação das nossas equipes”, disse a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo.

As duas escolas participaram do campeonato que reuniu as 77 melhores equipes de robótica do Brasil, formadas por 700 estudantes de escolas públicas e particulares. Apenas sete equipes foram de escolas públicas, duas delas de Curitiba.

A estudante Milena Teixeira, de 14 anos, diz que essa foi uma conquista muito especial para todos do grupo, pois é a primeira vez que o time consegue uma vaga para um torneio internacional. “É a realização de um sonho. Isso mostra o quanto o trabalho da equipe valeu a pena. Sinto-me honrada de representar a escola pública em uma competição tão desafiadora como o mundial de robótica”, disse.

Para a diretora da escola e também técnica da Conectados, Anaí da Luz Rodrigues Santos, o trabalho foi desafiador, mas superou as expectativas. “Nossas ações se concretizam no desempenho desses meninos e meninas que superam as expectativas dadas à participação das escolas públicas. Nossos alunos mostraram seu potencial da melhor forma e comprovam que investir na educação é de fato oferecer novos caminhos e condições favoráveis para o desenvolvimento pleno do cidadão”, disse.

Temporada

A etapa regional da competição teve como tema Trash Trek (caminhos do lixo), foi realizada em nove estados, com mais de 4 mil competidores de 500 escolas. Setenta e sete equipes formadas por estudantes de 9 a 16 anos garantiram vaga na fase nacional, em Brasília. Os times demostraram, na teoria, com projetos de pesquisa, e na prática, com robôs de LEGO, as propostas para lidar com o lixo. Os robôs desenvolvidos pelos estudantes cumpriram missões na mesa de competição como, por exemplo, levar determinado tipo de lixo para um aterro.

Além do projeto de pesquisa e do desafio do robô, os competidores foram avaliados em mais duas categorias: design de robô, em que os alunos planejam, projetam, constroem e programam os robôs, e “core values”, na qual o que conta é o trabalho em equipe, o respeito e a integração.

Projetos

A equipe Conectados pesquisou como descartar corretamente e reaproveitar a goma de mascar, evitando que a guloseima se transforme em um problema para meio ambiente. Assim foi criado o projeto “Ecochicle”. Uma campanha na escola incentivou o uso de lixeiras especiais, confeccionadas pelos próprios alunos com garrafas pet, para o descarte do chiclete. Também estudaram e divulgaram as possibilidades de reciclagem do produto, como mistura na argamassa na construção civil ou como cola para tacos de madeira, além de incentivá-la na própria escola, produzindo peças para jogos, chaves e ímãs de geladeira.

 Já a equipe Cyber Rex, da Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag, criou o EcoCyber Scanner, um aplicativo para celular para orientar a população a descartar o lixo corretamente a partir da sua categoria. O aplicativo indica ao consumidor, na hora da compra, qual produto agride menos o meio ambiente e onde a embalagem deverá ser descartada. Outra funcionalidade é alertar quais produtos são adequados para diabéticos.