Gestores de 28 instituições sociais conveniadas à Fundação de Ação Social (FAS) participaram, nesta quinta-feira (12), do repasse simbólico de materiais para o Projeto Parceria Nota 10, coordenado pelo Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC).
A presidente da FAS, Marcia Oleskovicz Fruet, agradeceu o apoio das entidades no atendimento às crianças em situação de risco e vulnerabilidade social. “O nosso maior legado será um dia encontrar uma dessas crianças atendidas pelas nossas entidades parcerias e ela falar ‘eu participei daquele projeto e isso mudou a minha vida’. Estamos todos plantando sementinhas do nosso futuro”, disse.
Criado em 2008, o Parceria Nota 10 atenderá até o final de 2013, 10.918 crianças e adolescentes residentes nas comunidades mais necessitadas da cidade. O evento desta quinta marcou o repasse de materiais escolares e de higiene pessoal, 80 computadores, 200 carteiras, além de mais de 2,4 mil uniformes novos compostos por agasalhos e camisetas.
O projeto prevê, além do repasse de materiais escolares, esportivos e de higiene pessoal, usados pelas crianças e adolescentes de famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, as condições necessárias para a realização de oficinas de aprendizagem. Além disso, conta com uma equipe formada por assistente social, psicólogas e educadoras que fazem a monitoria de todo o trabalho, visitando e acompanhando as entidades, desenvolvendo indicadores e estimulando a constante troca de melhores práticas entre elas.
“O Parceria Nota 10 é uma importante ferramenta de apoio às entidades e busca estimular nas crianças e jovens beneficiados a vontade de aprender. As equipes de educadores, psicólogos e pedagogos que trabalham nas entidades são verdadeiros anjos da guarda e contribuem muito com o cumprimento dessa missão”, reforçou a presidente do IPCC, Francisca Cury.
“Os materiais nos ajudam no desenvolvimento pedagógico das nossas atividades e, assim, cumprimos nosso maior compromisso, que é garantir um futuro melhor para a garotada”, salientou o coordenador da entidade Passos da Criança, Fabiano Ferreira.
Os produtos são adquiridos através dos recursos obtidos via repasses do Imposto de Renda devido de empresas e pessoas físicas parceiras. “Estamos muito felizes em poder ver os resultados de um projeto tão bacana e importante para a cidadania”, disse a coordenadora de comunicação do Instituto CR Almeida, um dos apoiadores do projeto, Fernanda Almeida.
Como doar
Pessoas físicas e jurídicas também podem apoiar os projetos sociais do IPCC efetuando doações diretamente através do site do Instituto (www.ipcc.org.br), no link “Saiba Como Doar”. Lá, estão as orientações e o formulário de doações, que deve ser preenchido corretamente.