Registrar
Acesso à informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Vale do Pinhão

Empreendedores constroem um carro protótipo no Worktiba Barigui

14/06/2018 16:12:00

Princípios e sistemas para a montagem de veículos elétricos foram apresentados no Worktiba Barigui nesta quarta-feira (13/6). O especialista em tecnologia e fundador da startup curitibana MakerTech, Marcos Koslinski, apresentou a plataforma Arduíno para o público, que teve o desafio de montar e programar um veículo miniatura elétrico controlado pelo smartphone.

O sistema Arduíno surgiu na Itália em 2005 e se popularizou por ser de fácil configuração, principalmente por utilizar o sistema de código aberto, permitindo aos usuários desenvolverem inúmeras utilidades e funções. “Uma placa base de Arduíno pode ser encontrada em mais de 180 países e custa aqui, em média, R$ 30. Já os sensores que podem ser incorporados na placa custam em média R$ 10”, disse Koslinski.

O projeto apresentado na palestra do Worktiba pode ser escalonado para tamanhos menores ou maiores, pois a base tecnológica é a mesma. “Com esse projeto é possível fazer diversas aplicações, pois os códigos e equipamentos são configuráveis e podem ser dimensionados de acordo com a necessidade”, explicou o especialista, que demonstrou todos os passos para a construção do veículo, desde o desenho e corte da estrutura, passando pela placa de comando dos motores, até a incorporação do sistema Bluetooth, que, sincronizado com um smartphone, controla o carro.

Os irmãos Eder e Edgard Stupka foram à palestra com o objetivo de evoluir ainda mais no projeto que desenvolvem em casa, um jipe movido à gasolina, mas com todo sistema de controle das funções feito com a plataforma Arduíno. “O evento foi muito bom, confirmou que o nosso projeto está no caminho certo. Aprendemos vários códigos e funções que podemos incluir no jipe”, comentou Eder.

Quem quiser saber mais sobre o sistema Arduíno pode acessar a página do palestrante: www.facebook.com/makertechbr.

 


 

Próximas palestras no Worktiba Barigui

20/6 - “Projeto S.O.S People, botão e aplicativo para denunciar casos de abuso sexual no transporte coletivo”, com as estudantes e desenvolvedoras Lara Matesich do Prado e Eduarda Rossi.

27/6 - “Como gerar vendas com o marketing digital”, com a especialista Dany Angel.

4/7 - “Economia Solidária e Saúde Mental”, com a psicóloga Isabela Perotti.

11/7 - “Então você quer empreender?", com o empreendedor Antal Varga. 

As palestras são sempre às quartas-feiras, às 15h, com entrada gratuita. A inscrição pode ser feita no local até 15 minutos antes do evento.

 


 

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484