Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Receita de família

Crianças de CMEI do Cajuru aprendem culinária com vovós voluntárias

Um grupo de vovós voluntárias promove oficinas mensais de culinária no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Senador Affonso Camargo Netto, no Cajuru. Foto: Divulgação

Ensinar as crianças a comer bem pode ser uma grande brincadeira, além de ajudar no reforço do aprendizado. Com essa ideia, um grupo de vovós voluntárias promove oficinas mensais de culinária no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Senador Affonso Camargo Netto, no Cajuru.

Preparando receitas com as crianças, as vovós incentivam o grupo a fazer boas escolhas na alimentação e transformam o momento da refeição em oportunidade de aprendizado e experimentação de novos sabores. Depois de ajudarem no preparo, os meninos e meninas ficam ansiosos para provar os quitutes.

Daniele Passos, diretora do CMEI, explica que as lições da culinária vão além do preparo das receitas. “Elas exercitam o trabalho em equipe, a capacidade de organização e de seguir orientações, a paciência, além de se conscientizar sobre lixo, desperdício, cuidado e respeito à natureza”, diz Daniele.

A culinária une lazer, educação, prazer e saúde alimentar. É uma prática que beneficia o desenvolvimento infantil. “A partir dos três anos, as crianças podem ser envolvidas em algumas etapas do preparo de uma receita”, diz Daniele.

Misturar ingredientes

Entre as ações possíveis para as crianças estão as de misturar ingredientes, rasgar folhas de salada e peneirar sucos. A culinária também promove o aperfeiçoamento das habilidades sociais, do convívio e do aprendizado de diferentes conteúdos. Mesmo as crianças menores, que ainda não foram alfabetizadas, se beneficiam por meio da melhora da coordenação motora.

Para as crianças maiores, calcular, pesar e medir ingredientes são tarefas que exercitam conceitos da matemática. Já a observação das texturas reforça conceitos de química. A ampliação do vocabulário e o contato com outras culturas, à partir da origem dos alimentos, também são explorados na preparação das receitas.

Mão na massa

Em uma das oficinas, os meninos e meninas prepararam pizza. “Eles conheceram a parte nutricional e como deve ser feita a higienização dos alimentos e o preparo”, explicou a vovó Sônia Guimarães.

Depois de descobrirem os segredos para preparar uma boa massa, saborearam a pizza. “A parte aguardada com muita expectativa é a de comer”, conta a vovó Regina Morona. “Criança é criança, gostam de brincar de fazer comidinha e participam”, conta Regina.

Clube das Vovós

O Clube das Vovós é um projeto do CMEI Affonso Camargo Netto que, uma vez por mês, convida das vovôs para atividades de integração. O objetivo é incentivar as relações humanas, explorar o carinho e o afeto e contribuir para que as crianças explorarem o mundo com segurança.

As vovós desenvolvem oficinas de contação de histórias, ensinam bordados, brincam e trocam experiências que são passadas de uma geração a outra. As atividades também ajudam a ampliar a relação familiar, envolvendo aprendizagens próximas ao seu contexto.