Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Pró-Cidadania

Conferência debate gestão humanista

O Instituto Pró-Cidadania promoveu nesta quinta-feira (14) a conferência sobre os “Fundamentos da Gestão Humanista - Negócios para um mundo mais equitativo em Sustentável”, que aconteceu durante toda à tarde na Secretaria Executiva dos Conselhos Municipais, localizada na Fundação de Ação Social (FAS). Foto: Karla Dudas/IPCC

O Instituto Pró-Cidadania promoveu nesta quinta-feira (14) a conferência sobre os “Fundamentos da Gestão Humanista - Negócios para um mundo mais equitativo em Sustentável”, que aconteceu durante toda à tarde na Secretaria Executiva dos Conselhos Municipais, localizada na Fundação de Ação Social (FAS).

O evento, que aconteceu em parceria com a organização não-governamental suíça Humanistic Management Center (HMC), reuniu cerca de 30 pessoas e promoveu um debate sobre o tema da gestão humanística, através de uma plataforma de intercâmbio de informações. Além disso, casos nacionais de gestão humanística nos negócios foram apresentados.

A palestra principal ficou a cargo do diretor do Centro de Gerenciamento Humanista, Ernst Von Kimakowitz, que reforçou que as grandes corporações têm um papel importante no combate à desigualdade social. “As empresas possuem o poder de transformar a sociedade, mas para isso elas devem voltar seu foco para as pessoas que a compõe. Se perguntar o que ela pode fazer de útil para esses indivíduos, criando um vínculo mais forte do que a relação “empresa-cliente” ou “empresa-funcionário”, analisou Ernst.

Para a coordenadora de projetos de inovação do Pró-Cidadania, Kelly Dalben, a conferência foi um sucesso e atingiu seu principal objetivo. “Mostramos a importância da inserção do humanismo nos negócios. Construímos juntos, apontamos desafios, sugerimos soluções para os problemas mais urgentes, debatemos sustentabilidade”, disse.

O evento ainda contou com a presença do diretor de mídias sociais da Prefeitura de Curitiba, Alvaro Borba, da cofundadora do Centro de Ação Integrada em Sustentabilidade (CAIS), Ana Paula Maltauro Barddal e do diretor da Unicultura (Universidade Livre da Cultura), Ricardo Trentto.

Gestão humanista

A conferência que aconteceu em Curitiba marcou o capítulo brasileiro de um estudo sobre Gestão Humanista na prática, desenvolvido pela ONG suíça Humanistic Management Center. A pesquisa envolve três etapas: o respeito incondicional pela dignidade humana; a integração de considerações éticas em decisões de gestão; o engajamento ativo e permanente com as partes interessadas.

O estudo final terá envolvimento da Humanistic Management Brazil (HMN Brazil), Humanistic Management Center (HMC), Centro de Ação Integrada em Sustentabilidade (CAIS) e Instituto Pró-Cidadania e será publicado online como parte da série Humanism in Business Series.