Duzentos para-atletas, de dez instituições de atendimento à pessoa com deficiência de Curitiba, participaram de competições esportivas no primeiro Dia do Paradesporto, evento coordenado pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, na Universidade Positivo.
“Queremos que o Dia do Paradesporto se torne parte do calendário de eventos da cidade e seja uma referência para estimular o esporte de participação para a pessoa com deficiência, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e integração social”, disse o diretor de Esporte da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Felipe Daher, durante a competição realizada no sábado (5).
O evento contou com 13 modalidades esportivas (vôlei sentado; basquete em cadeira de rodas; handebol em cadeiras de rodas; boccia paraolímpica; xadrez; goalball; tênis de mesa; natação; tiro; paracanoagem; pelota; corrida e esgrima) adaptadas nas áreas de deficiência visual; física; auditiva; intelectual e transtorno global de desenvolvimento.
O para-atleta Maxiel Rodrigues Ukracheski, de 12 anos e campeão na prova de 1.000m das Paraolimpíadas Escolares de 2011 em São Paulo, aprovou a iniciativa. “Adorei o Dia do Paradesporto, porque incentiva e abre mais espaço para a pessoa com deficiência praticar esporte. Fazer atividade física e esportiva faz a gente se sentir mais leve e capaz de realizar qualquer coisa.”
“O esporte é uma ferramenta de transformação social fundamental para o desenvolvimento da pessoa com deficiência”, disse a professora de educação física da Universidade Positivo, Maria de Fátima Sípoli. “A prática do paradesporto trabalha questões motoras, pedagógicas, disciplina e noções de geometria que contribuem para que eles superem barreiras diárias e alcancem sua independência.”
A mesatenista paraolímpica Maria Luiza Pereira Passos, de 60 anos, prestigiou o evento e promoveu apresentações de tênis de mesa para os atletas. “Fico muito contente de estar aqui e poder contribuir para a realização deste evento, que é fundamental para estimular a prática de atividades físicas e disseminar a importância do esporte para o trabalho de reabilitação da pessoa com deficiência”.
Também prestigiaram o evento o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Irajá de Brito Vaz; o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência, Mauro Nardini; e os vereadores Zé Maria e Felipe Braga Cortes.
Paradesporto – Curitiba tem investimentos permanentes nas atividades paradesportivas. A Prefeitura de Curitiba realizou, de 15 a 25 de agosto, os Jogos da Integração e Inclusão, maior evento esportivo para pessoa com deficiência do Paraná. A competição reuniu aproximadamente mil para-atletas de 28 instituições de atendimento à pessoa com deficiência, que disputaram 12 modalidades esportivas adaptadas.
Ao longo do ano a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude realiza o Festival Paradesporto, que promove pequenos torneios esportivos para alunos de instituições de atendimento a pessoa com deficiência de Curitiba. Em 2011 foram realizadas competições de golf-7, futsal, boccia e basquete adaptado.
Além das competições de paradesporto, a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude também conta com o Centro de Esporte e Lazer Plínio Tourinho, unidade especializada no atendimento a pessoa com deficiência e que desenvolve semanalmente atividades físicas (ginástica e caminhada) e esportivas adaptadas (futsal, boccia e basquete). As inscrições para participar das turmas são gratuitas e abertas o ano inteiro.