Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Transporte coletivo

Cobradores de estações-tubo estão liberados para usar roupas de frio e de torcida para a Copa

27/05/2014 11:57:00
principal
  • miniatura

Cobradores que trabalham em estações-tubo estão formalmente autorizados a usar casacos, agasalhos, blusas de lã, mantas e outras peças de roupa que forem necessárias para enfrentar o frio. Eles também foram autorizados a usar peças que lembrem a seleção brasileira em dias de jogos do Brasil na Copa.

A liberação de uso de roupas de frio, divulgada pela Prefeitura em março deste ano, foi formalizada pela Urbs na semana passada, com o envio de ofícios aos sindicatos que representam as empresas de transporte coletivo (Setransp) e os motoristas e cobradores (Sindimoc).

A recomendação é que sejam roupas em tons neutros. São proibidas peças de roupas com mensagens de cunho político e religioso e de times de futebol.

A exceção, nesse caso, é a torcida pelo Brasil em campo. Nos dias de jogos do Brasil, motoristas e cobradores estão autorizados a usar camisetas e bonés alusivos à seleção brasileira. O sistema de transporte tem em torno de 12 mil motoristas e cobradores.

A liberação do uso de agasalhos que não compõem o uniforme beneficia diretamente em torno de 1.200 cobradores que trabalham nas 359 estações tubo da cidade e substitui o chamado kit inverno que, na maioria das vezes não atendia as necessidades dos trabalhadores.

A extinção do kit inverno, que havia sido criado em 2011, representou uma economia de quase R$ 400 mil no custo do transporte e foi uma das medidas que permitiu manter a tarifa do usuário em R$ 2,70.

 

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484