Ir para o conteúdo
Esporte e cidadania

Ciclolazer terá atividades para pessoas com deficiência no domingo

Neste domingo (22), o maior projeto de recreação de Curitiba, o Ciclolazer, terá atividades de inclusão para pessoas portadoras de deficiência. Foto: Divulgação

Neste domingo (22), o maior projeto de recreação de Curitiba, o Ciclolazer, terá atividades de inclusão para pessoas com deficiência. Uma delas é o “Skate Adaptado”, projeto realizado pela Loja Anjuss em parceria com a Prefeitura de Curitiba por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude e da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O projeto é um misto de pista de skate com tirolesa e equipamentos de escalada. Ele auxilia no equilíbrio no praticante e ainda o sustenta no ar, em caso de queda. O modelo permite maior amplitude de movimentos e sensação de liberdade, fazendo com que usuários de cadeiras de rodas consigam trocar passos pelo percurso, conectados pelo cabo de segurança, após descer do skate.

Segundo a professora Vanessa Erthal, coordenadora do curso de Fisioterapia da Uniandrade, instituição patrocinadora do Ciclolazer, este projeto abre portas para novas técnicas e terapias além do skate. A atividade estárá disponível a partir das 10 horas.

Outra atividade dirigida a pessoas com deficiência é o Inclusão + Bici, que a partir desta edição do Ciclolazer será realizado toda semana. Pelo programa, pessoas com algum tipo de deficiência podem pedalar durante o circuito.

Um dos equipamentos que podem ser usados é o Pedalada Tandem, bicicletas com dois e três lugares que podem ser usadas por pessoas com deficiência e mais alguém em auxílio, como familiares ou voluntários do projeto. As bicicletas serão emprestadas durante o dia.  

As ações de inclusão na agenda de recreação do Ciclolazer contemplam um dos eixos de atuação do Plano Municipal de Políticas de Acessibilidade e de Inclusão  - Curitiba + Inclusiva, para a Pessoa com Deficiência. No eixo Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude, uma das ações para o biênio 2015-2017 destaca a ampliação da participação das pessoas com deficiência nas ações do Programa Ciclolazer.

Recreação

O Ciclolazer foi criado a partir de uma demanda da própria população e de associações de ciclistas. Funciona todos os domingos, das 8 às 16 horas, no Centro Cívico, como um novo conceito de utilização de área pública - originalmente destinada ao tráfego pesado de veículos - convertida em espaço para ciclismo, lazer, recreação e educação para o trânsito.

Durante seu funcionamento, três faixas de rolagem da Avenida Cândido de Abreu e outras vias da região são fechadas ao trânsito de veículos motorizados, dando oportunidade para a prática da atividade física. O circuito une a Feira de Artesanato do Largo da Ordem à Praça Nossa Senhora de Salete, fazendo a interligação com as ciclovias da região norte da Cidade.

Na Praça Nossa Senhora Salete são realizadas diversas atividades recreativas para toda a família, como por exemplo: jogos de tabuleiro, jogos gigantes, slackline, cama elástica, lego e aulas de patinação e skate, além do empréstimo de bicicletas e riquixás.

Para poder receber pessoas com deficiência, o projeto possui, além das bicicletas tandem, as handbikes (bicicletas para pedalar com as mãos), cadeiras de rodas para jogar basquete e jogos adaptados.

Para o atendimento deste novo público, monitores e voluntários cadastrados passarão por uma capacitação ministrada pela Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência.

Ciclolazer com Inclusão + Bici e skate adaptado

Data: 22 de maio, domingo

Horário: as 8 às 16 horas. Skate adaptado a partir das 10h

Local: Praça Nossa Senhora Salete