O Instituto Curitiba de Informática (ICI) colocou em operação, no final de janeiro, o serviço Central 156 da Prefeitura de São José dos Campos, cidade paulista a 97 quilômetros da capital. Em moldes semelhantes aos de Curitiba, o 156 de São José dos Campos já é um sucesso ao atingir a marca de 1,2 mil ligações diárias, o que não é pouco para um município com aproximadamente 615 mil habitantes (IBGE 2009).
A cidade paulista dispõe do serviço 156 há 30 anos, porém, ele era mais modesto que o atual. O do ICI é um upgrade para São José dos Campos, reconhecida pela tecnologia e oferta de serviços de alta inteligência e base de instituições como a Embraer e o Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA).
“Foram 90 dias de trabalho árduo”, lembra o coordenador de Projeto do ICI, Ozires de Oliveira. Da batida do martelo, no final de outubro, ao início da operação, a equipe de Oliveira e do coordenador de Informações, Gilmar José Alves, executou o levantamento de assuntos e informações de interesse da administração e da população. Ao mesmo tempo, conduziram o recrutamento de pessoal, capacitação, customização e padronização do sistema, até a entrada em operação.
O resultado desse esforço, que incluiu vários setores da Prefeitura de São José dos Campos, com a orientação do prefeito Eduardo Pedrosa Cury, é semelhante ao que se vê na Prefeitura de Curitiba: informação concentrada e trabalhada para a correta tomada de decisões.
“Desde a mudança na filosofia da Prefeitura de São José em relação ao serviço, causada também pelo intercâmbio com Curitiba, os dados do 156 têm servido como base para planejamento e ações, e as necessidades comunitárias têm sido melhor assimiladas”, disse Odilson Braz Junior, diretor do Departamento de Relações Comunitárias da Prefeitura paulista.
Segundo ele, o ICI impressiona pelo profissionalismo, conhecimento e modelo de gestão e é um exemplo para todas as cidades. “O trabalho do ICI para a Prefeitura de Curitiba por meio da Central 156 é paradigma nacional”, comenta o diretor-presidente do Instituto, Renato Rodrigues. “São José dos Campos soube assimilar a filosofia do serviço desenvolvido pelo ICI, posicionando-o como importante canal de comunicação entre o poder público e a população”.
Resultados - Logo na primeira etapa de execução do projeto, o ICI integrou sete secretarias municipais de São José dos Campos que, juntas, representam 85% da demanda de serviços.
Até o final do semestre, toda a máquina pública estará integrada ao sistema. As ligações já traduzem o que necessita a população de todos os bairros, pela ordem: dedetização, corte de árvores, fiscalização fundiária, pavimentação e fossas sépticas.
O 156 de São José crescerá ainda mais. Hoje funciona de segunda-feira a sábado, das 7 às 19h, com 30 posições de atendimento (PAs) divididas em dois turnos, e, em breve, terá serviço 24 horas, com mais atendentes. Já está previsto, também, o atendimento por chat (conversa em tempo real pela internet), a exemplo de Curitiba. Até os pedidos de vereadores serão padronizados e incluídos no 156.
“Já estão em análise outras oportunidades de intercâmbio tecnológico, como o sistema de protocolo, por exemplo. Pela expertise demonstrada pelo ICI e o interesse da Prefeitura de São José em sempre aprimorar a qualidade na prestação de serviços públicos, estamos certos de que nossa parceria ainda nos reserva diversas outras oportunidades”, adianta Odilon Braz Junior.