Como parte de sua política de uma Curitiba Mais Verde, o prefeito Gustavo Fruet entregou nesta quinta-feira (19), na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), o quarto Bosque de Conservação da Biodiversidade Urbana (BCBU) da cidade. Localizado no Residencial Vitória Régia, o bosque de 20.588,00 metros quadrados é também uma área de esporte e lazer, com parquinho, área de estar, pista de caminhada com 700 metros de extensão, além de portal, iluminação e paisagismo.
“O projeto do Vitória Régia vem preservar áreas remanescentes de mata nativa transformadas em bosque de preservação, assegurando, ao mesmo tempo, a ocupação do espaço pela comunidade, graças ao espaço de lazer e à pista de caminhada, além da iluminação, que propicia mais segurança”, afirmou o prefeito Gustavo Fruet durante a inauguração do novo espaço.
Fruet destacou também que a região sul de Curitiba foi a que mais cresceu nos últimos anos e, consequentemente, a demanda por serviços públicos também aumentou acima do planejado. “Por isso as regionais Tatuquara e CIC vão receber, nos final de quatro anos, mais de R$ 300 milhões de investimento público, com novos equipamentos em busca de uma melhor estrutura no sistema viário, maior oferta na saúde e na área de educação infantil e fundamental, procurando atender a expectativa de uma população que em boa parte chegou recentemente à capital”, complementou o prefeito.
O principal objetivo da criação dos bosques de biodiversidade urbana é a conservação da fauna e flora nativas da capital. "Com mais esse bosque, Curitiba reforça sua liderança mundial na conservação da natureza. A atual administração foi a que mais implantou unidades de preservação na história da cidade, destacando áreas que hoje são simbólicas no Brasil, como a Reserva do Bugio, e que estão distribuídas por todas as regiões da capital”, destacou o secretário municipal do Meio Ambiente, Renato Lima.
A comunidade também comemorou a inauguração de mais um equipamento público na região. Morador há um ano na localidade, o zelador de condomínio Geraldo Gonçalves e Silva disse que o novo bosque representa o apoio da Prefeitura à comunidade e ao crescimento da região. “São obras importantes para quem mora aqui. A iluminação ajuda na segurança, o parquinho e o espaço de caminhada servem para reunir as pessoas e praticar exercício. Então gera descontração. É tudo muito bom”, afirmou.
O presidente da Associação de Moradores do Vitória Régia, Paulo Koltun, contou que o pedido para a criação do novo bosque surgiu na audiência pública de 2015. “Antes era um espaço sem uso e há vários anos estávamos batalhando. Então hoje isso é mais uma conquista. O bosque ficou muito bonito e só temos a agradecer ao prefeito. Hoje é uma noite fria e as pessoas vieram participar. Imagine no verão. Serão famílias inteiras caminhando e aproveitando o espaço. A nossa comunidade recebe essa obra com muita alegria”, disse.
Áreas verdes
Além do BCBU no Vitória Régia, Curitiba possui unidades de conservação de biodiversidade urbana Renato Cardoso, no bairro Uberaba, Santa Paula, no bairro Santo Inácio, e Mercúrio, no bairro Cajuru.
Desde 2013, foram criadas em Curitiba três vezes mais áreas de conservação do que nos 20 anos anteriores. Enquanto de 1993 a 2013 foram implantados 2,5 milhões de metros quadrados de áreas preservadas, nos últimos três anos as novas unidades de conservação somam 8,9 milhões de metros quadrados. São oito novas unidades, entre parques e bosques, localizados principalmente na região sul da cidade, conforme compromisso assumido pela atual gestão municipal em seu plano de governo.
Das unidades de conservação criadas na gestão do prefeito Gustavo Fruet, três são parques: Mané Garrincha, Guairacá (ambos na CIC) e Vista Alegre. Também foram criados o Bosque dos Mundiais e três Bosques de Conservação da Biodiversidade Urbana (BCBU), contando como Vitória Régia. Além disso, a Prefeitura implantou a Reserva do Bugio – a maior Unidade de Conservação Integral de Curitiba e a maior em ambiente urbano do Brasil na categoria Refúgio de Vida Silvestre.
Estão em execução ainda o parque localizado na Rua Paulo Roberto Biscaia, no bairro Cidade Industrial de Curitiba, e outro próximo ao conjunto habitacional Rio Bonito.
Participaram da solenidade de inauguração do novo BCBU da cidade os vereadores Toninho da Farmácia e Paulo Salamuni.