Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

A semana na Prefeitura

Audiência públicas, aplicativo Saúde Já e os 100 dias de gestão

14/04/2017 07:00:00
Rádio Prefeitura
Radio Prefeitura
Sonoras: Prefeito Rafael Greca e o secretário João Carlos Baracho.

Nesta semana, a gestão do prefeito Rafael Greca completou 100 dias com um balanço das conquistas, assim como dos desafios enfrentados pela administração pública municipal.

Também começaram audiências públicas, que vão colher as sugestões da população nos dez núcleos regionais para a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2018. Nesta semana, as reuniões foram nas regionais CIC, Pinheirinho, Boa Vista, Cajuru, Santa Felicidade e Portão. Na próxima semana, serão nas Regionais Bairro Novo, Tatuquara, Boqueirão e Matriz.

A semana também teve o lançamento do aplicativo Saúde Já, ainda em fase de testes, que vai permitir aos usuários agendar os atendimentos nas unidades de saúde pelo celular, evitando a necessidade de ir para a fila de madrugada.

Segunda-feira

100 dias de gestão

O prefeito Rafael Greca fez o balanço dos cem primeiros dias de seu governo. Ele destacou as dificuldades encontradas pela gestão, as primeiras ações tomadas em todas as áreas e apontou o rumo de desenvolvimento daqui para frente. Greca também apresentou as medidas contidas no Plano de Recuperação encaminhado à Câmara Municipal.

Lideranças empresariais avaliam Plano de Recuperação

O Plano de Recuperação de Curitiba e um balanço dos cem primeiros dias de gestão foram apresentados pelo prefeito Rafael Greca a empresários do setor e também a representantes do G7, o grupo formado por instituições do setor produtivo paranaense.

Lideranças empresariais do Paraná ressaltaram a importância de mudanças previstas no Plano de Recuperação de Curitiba e disseram que pretendem acompanhar de perto as medidas submetidas à Câmara Municipal.

O anfitrião do evento e presidente da Fecomércio-PR, Darci Piana, avaliou que os ajustes voltados a trazer de volta o equilíbrio às contas do município são importantes. Para ele, é responsabilidade do setor privado acompanhar a situação do setor público e contribuir para solução dos problemas.

Audiência públicas

Mais de 500 pessoas participaram nas regionais Pinheirinho e CIC do início das audiências públicas para a definição da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2018. Os encontros, nas Ruas da Cidadania das duas regionais, foram para ouvir e colher sugestões da população para a definição das prioridades do orçamento do próximo ano.

A semana ainda teve audiências públicas nas regionais Boa Vista e Cajuru, na terça-feira (11), e Santa Felicidade e Portão, na quarta-feira (12).

Mutirão de Consultas Prévias de Localização

O mutirão de Consultas Prévias de Localização reduziu a demanda acumulada em 74%. A Secretaria Municipal do Urbanismo e Assuntos Metropolitanos previa uma redução de metade das 3.883 consultas acumuladas desde o ano passado.

Além dos pedidos que aguardavam o atendimento, o mutirão oportunizou 2.208 novos pedidos, que foram realizados na semana de 3 a 7 de abril.

 

Terça-feira

Vale do Pinhão terá startup de Regeneração Urban

A primeira startup a ser instalada na sede do Engenho da Inovação (antigo Moinho Rebouças) tem como foco o desenvolvimento de projetos de Regeneração Urbana. A proposta foi apresentada ao prefeito Rafael Greca pela empresa Reurb, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), em reunião no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

 

Quarta-feira

Reunião do Conselho de Turismo de Curitiba

O Conselho de Turismo de Curitiba se reuniu pela primeira vez no ano, ocasião que marcou a formalização da presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra, como presidente do grupo. A reunião teve a presença do prefeito Rafael Greca, que falou sobre a importância do setor para a economia local.

Greca lembrou que é preciso explorar as potencialidades da cidade, onde o turista pode vivenciar um Brasil diferente. O cuidado com infraestrutura pública também foi citado pelo prefeito como um dos indutores do turismo, assim como a consolidação do calendário cultural.

Aplicativo Saúde Já

O prefeito Rafael Greca e o secretário municipal da Saúde de Curitiba, João Carlos Baracho, lançaram o projeto-piloto do aplicativo Saúde Já Curitiba, na Unidade de Saúde Parolin. Com o aplicativo, os usuários poderão agendar pelo celular o atendimento nos postos de saúde, evitando a necessidade de ir para a fila de madrugada, em busca de senha. O aplicativo também estará disponível via web pelo endereço eletrônico saudeja.curitiba.pr.gov.br

 

Quinta-feira

 

Feira da Páscoa

A Feira da Páscoa da Prefeitura termina no domingo. Os expositores estão instalados em 72 barracas nas praças Santos Andrade e a Osório e oferecem variados produtos artesanais.

A feira também tem barracas dedicadas a temas turísticos, gastronomia, apicultura e espaços de entidades assistenciais e programas da Prefeitura de Curitiba. De hoje a sábado, a feira funciona das 10h às 20h. No domingo, das 14h às 18h.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484