Registrar
Acesso à informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Outubro Rosa

Aos 9 anos, Rebecca ensina a prevenir o câncer de mama e de colo de útero

12/10/2018 10:00:00

A escoteira curitibinha Rebecca de Souza Felipe, 9 anos, surpreendeu a mãe ao propor, na última semana, uma ação de orientação sobre o câncer de mama e de colo de útero, por conta do Outubro Rosa, mês marcado pela conscientização à prevenção a doença em todo o mundo.

“Li um folheto sobre o assunto e vi que tinha muita coisa interessante, sobre câncer, sobre o autoexame. Achei que seria legal contar isso para as outras pessoas”, fala Rebecca, que pediu ajuda da mãe para organizar o projeto.

A mãe Simone Pereira Souza, 47 anos, designer, abraçou a ideia. “A herança que a gente deixa para os filhos é a educação e ensinar qual é o nosso papel na sociedade, que é praticar o bem”, afirma.

Simone procurou a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, em busca de informações e materiais para divulgação. Juntas, mãe e filha fizeram o planejamento da ação, que também serviu para atender a uma das metas do escotismo de Rebecca, de conquistar a insígnia de práticas de boas ações. Ela é Lobinho no Grupo escoteiro Quadrangular Josué.

“É muito importante o envolvimento da sociedade na divulgação de ações de prevenção e orientação. É ainda mais gratificante quando essa iniciativa parte de uma criança, afinal eles são o futuro”, afirma a diretora de atenção primária da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, Ana Cristina Allegretti.

As palestras de Rebecca foram realizadas no trabalho de Simone, uma agência de publicidade, onde trabalham mais de quarenta mulheres. Além de orientar as colegas de trabalho da mãe, Rebecca também palestrou para dois grupos de escoteiros, no condomínio em que mora e na escola.

Ela aproveitou a oportunidade para sensibilizar as pessoas e solicitar doações de cabelo e lenços, que no final das ações serão entregues às ONG’s Atitude na Cabeça e Amigos do Hospital de Clínicas.

Pequena em tamanho e grande em atitude, não é a primeira vez que Rebecca se engaja em uma campanha. Em 2016, ela doou cabelo para a Atitude na Cabeça. “A primeira vez que eu doei me senti muito feliz em ajudar uma pessoa que estava precisando”, conta ela. A partir da primeira experiência, Rebecca decidiu cuidar do cabelo e deixar crescer por mais um ano, para doar novamente em 2017.

Cuidados

Câncer de mama é o tipo de câncer que mais causa morte entre as mulheres, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). O risco cresce, principalmente, após os 50 anos.

Por isso, diagnóstico e tratamento precoces são essenciais para a cura. Em Curitiba, o acompanhamento da saúde da mulher pode ser feito nas 111 unidades básicas de saúde. É a unidade que encaminha as pacientes para a realização da mamografia em um dos prestadores de serviço da rede.

Para mulheres com 50 anos ou mais, a mamografia de rotina é feita a cada dois anos. Quem tem ou teve algum familiar com câncer de mama ou de ovário, deve procurar orientação na unidade de saúde para realização precoce de acompanhamento.

Outra recomendação é a realização periódica do autoexame das mamas. Caso alguma alteração seja encontrada, deve-se procurar um profissional de saúde. “Nós não temos fila para marcação da mamografia, então é importante que as mulheres busquem a sua unidade de saúde para fazer o acompanhamento”, enfatiza a secretária municipal da saúde de Curitiba, Márcia Huçulak.

 


Saúde da Mulher  - Ações de prevenção 

- Evite o consumo de álcool, cigarro e outras drogas;

- Controle o peso com uma alimentação saudável;

- Lembre-se também que a amamentação ajuda a proteger contra o câncer de mama;

- Faça regularmente o autoexame das mamas, logo depois do período menstrual. Caso encontre alguma alteração, procure um profissional de saúde;

- Se você tem ou teve algum familiar com câncer de mama ou ovário, procure orientações de um profissional de saúde;

- Se você tem 50 anos ou mais, o exame de rotina deve ser feito a cada dois anos;

- A rede pública oferece em 110 unidades básicas de saúde vacinação contra o HPV para a meninas de 9 a 14 anos. A vacina protege contra o câncer de colo de útero.


 

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484