Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Na prática

Alunos alimentam animais do Zoo para entender matemática

13/09/2017 16:26:00

Alunos do 9º ano da Escola Municipal Papa João XXIII vivenciaram a rotina dos tratadores de animais do Zoológico de Curitiba nesta quarta-feira (13/9). Eles pesaram e calcularam a quantidade certa de comida conforme a dieta dos bichos e depois levaram as rações para os recintos. A atividade Tratador por um Dia, da Educação Ambiental do Zoológico, foi levada para o programa Linhas do Conhecimento com a finalidade de mostrar a aplicação prática da matemática no dia a dia.

O programa Linhas do Conhecimento leva os estudantes das escolas municipais para aprender em espaços diversos da cidade, fora da sala de aula. Responsável pela visita desta quarta, o professor de Matemática Marcus Quintanilha conta que previamente os alunos já vinham se preparando com informações sobre as atividades dentro do Zoológico. “É importante eles entenderem que o conteúdo das aulas não serve apenas para passar de ano”, reforça. “A gente sempre tenta mostrar na prática o que eles aprendem em sala”.

Antes de passar para o refeitório dos funcionários do Zoo, onde os insumos estavam separados para que fossem montadas as rações, a responsável pela Educação Ambiental, Cláudia Bosa, explicou como funciona a atividade e por que seria necessário prestar atenção às quantidades dos ingredientes. O zootecnista e chefe de nutrição, Carlos Grubhofer, falou sobre as particularidades das dietas das espécies presentes no local.

Um dos mais interessados era o aluno João Vitor Ribeiro Veuldolin, de 14 anos, que quer estudar Biologia na universidade. “Foi muito interessante conhecer o Zoológico e ver os animais, apesar de gostar mais da área de Botânica”, explica. “Mas a matemática sempre vai fazer parte da minha vida.”

O programa

A responsável pelo Linhas do Conhecimento no Núcleo Regional da Educação Portão, Ana Cristina Zanon, revela que foi a primeira turma do 9º ano a participar nesta rota do programa. “E foi uma proposta muito interessante a de destacar a matemática na atividade do Zoológico”, completa.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484