Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Curitiba contra o Aedes

Agentes de saúde e militares iniciam varredura contra o Aedes na região central

Soldados do exército participam da campanha contra a dengue, na região central. Curitiba, 15/02/2016 Foto:Cesar Brustolin/SMCS

Militares do Exército e agentes de saúde da Prefeitura começaram na manhã desta segunda-feira (15) uma operação de varredura e combate a criadouros de focos do mosquito Aedes aegypti em Curitiba. O trabalho começou pela região central da cidade e ao longo da semana vai se estender para outros bairros.

No primeiro dia, a operação envolveu 90 militares. Eles reuniram-se com os agentes de saúde na Praça Oswaldo Cruz, de onde saíram acompanhados por agentes de saúde para executar a inspeção em casas, apartamentos, estabelecimentos comerciais e terrenos.

A participação do Exército no combate ao Aedes começou no sábado, quando cerca de 2,3 mil homens participaram de uma ação educativa, com a distribuição de material em toda a cidade. “Esta segunda etapa da operação é para entrar nos imóveis. Assim conseguimos cadastrar esses pontos, verificar os que estavam fechados ou cujos proprietários recusaram a inspeção, para depois fazer uma retomada com os agentes comunitários de saúde. A passagem casa a casa é muito importante para a remoção dos criadouros”, explicou Juliana Martins, que é coordenadora do Programa Municipal de Combate à Dengue.

Ela fez um apelo para que a população colabore e não impeça o trabalho das equipes. “Precisamos entrar nos imóveis justamente para identificar os locais de risco e ajudar a eliminar possíveis criadouros, que representam risco para toda a população”, complementou Juliana.

Ela destacou a participação do Exército na operação. “Num quadro como atual, é importante porque multiplica a força de trabalho, normalmente composta pelos agentes de saúde”, afirmou.

“Nossas equipes foram orientadas por técnicos da Prefeitura. A expectativa é de ajudar a população e a cidade a eliminar todos os focos possíveis do mosquito”, afirmou o tenente Matheus Pontes de Oliveira, oficial de comunicação social do Exército (20º BIB).

Visitas

Para a vistoria, a região central de Curitiba foi dividida em diversos quadrantes. Ao chegar, as equipes solicitavam aos proprietários permissão para verificar os imóveis. A partir daí eram vistoriados os ralos nos banheiros das casas e, na parte externa, todo recipiente que pudesse armazenar água parada e se transformar em um ponto de disseminação do mosquito.

Silvana do Rocio Silva Oliveira mora há dois meses em uma residência que está em reforma na Travessa da Lapa, e recebeu a equipe de vistoria da Prefeitura e Exército. “Muita gente não conhece os fatores de risco para a dengue, não se preocupa com o acúmulo de água parada. Então a visita é muito importante para esclarecer”, disse ela.

Proprietário de um estacionamento e lava-car na Avenida Visconde de Guarapuava, Rafael Tavares aprovou o trabalho realizado pelas equipes de prevenção.  “Parabéns à Prefeitura e ao Exército. A população precisa se juntar a esse trabalho para conseguiremos combater o mosquito, que está por aí “, disse.

Os serviços de varredura contra o Aedes aegypti estão programados para acontecer na quarta-feira no bairro Cristo Rei, na quinta-feira no Rebouças e na sexta-feira no bairro Santa Quitéria.