Registrar
Acesso à Informação
Pesquisar
Ter, 21/10/14
Tempo Hoje
maxima minima
18º
11º
Prefeitura Municipal de Curitiba

Proteção animal

54 cães são resgatados de canil clandestino no Xaxim

13/11/2013 13:57:00
  • Compartilhe
Rádio Prefeitura
Radio Prefeitura
Rede de Proteção Animal chegou ao canil depois de denúncias de protetores

Baixe o Flash Player.

Um canil clandestino que funcionava dentro de uma residência no bairro Xaxim foi fechado na manhã desta quarta-feira (13). No local, 54 cães viviam em condições precárias. A proprietária irá responder pelos crimes de comércio ilegal e maus tratos. A ação foi um trabalho conjunto da Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba, protetoras independentes e Polícia Civil, por meio da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA).

“O sucesso de ações como esta só é possível se houver articulação entre estas três esferas, de forma organizada e coordenada como aconteceu aqui”, afirma o diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação de Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Alexander Biondo.

Há dois meses, protetoras independentes da cidade iniciaram um trabalho de investigação em relação ao canil clandestino do Xaxim. No último fim de semana, conseguiram registrar em vídeo imagens do comércio ilegal de cães, que acontecia no estacionamento de um supermercado do bairro. Após o flagrante, a denúncia foi formalmente protocolada na DPMA e na Rede de Proteção Animal, o que desencadeou a ação.

“É importante que as pessoas fiquem alertas e jamais comprem cães ou gatos de origem incerta e sem nota fiscal”, alerta a voluntária Kátia Dittrich, da protetora Ajude os Animais. “Quem compra estes animais é conivente com um crime”, diz.

Ação
 
Entre os 54 animais aprendidos no Xaxim estavam cães das raças beagle, maltês, shitzu e yorkshire, entre outras de pequeno porte. Todos receberam no local uma primeira avaliação veterinária e identificação com microchips, instalados por médicos veterinários da Rede de Proteção Animal.

Os cães serão ainda vacinados, tratados e castrados. Interessados em adotá-los, devem entrar em contato com a protetora Ajude os Animais, pelo email ajudeosanimaisderua@yahoo.com.br

Legislação
 
A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente constatou o flagrante e a proprietária do estabelecimento foi encaminhada à Delegacia para a lavratura de um termo circunstanciado pela prática de abuso e maus tratos aos animais. Além disso, a Rede de Proteção Animal lavrou duas multas, com valores que podem variar entre 20 a 200 mil cada, por maus tratos e também pelo comércio ilegal de cães.

A criação comercial de animais em Curitiba é proibida pela lei 13914/11. A lei 13908/11 se refere aos maus tratos.

  • Compartilhe