Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação

Faça parte do Programa Municipal de Compostagem!

O que é o programa?

O Programa Municipal de Compostagem, denominado COM-POS-TE Curitiba, é uma iniciativa que vem ao encontro de previsões legislativas que estimulam a redução significativa dos resíduos orgânicos encaminhados a aterros sanitários. Como parte do COM-POS-TE Curitiba, a Prefeitura distribuirá 1000 kits de composteiras domésticas com minhocas, para que a população seja estimulada a compostar em suas próprias residências.

Os participantes deverão se cadastrar no Guia Curitiba para receber o kit; poderão acessar orientações neste site por meio de cursos e manual sobre a operação da composteira; também fornecerão informações sobre suas experiências na compostagem. Esses dados permitirão mensurar os resultados das ações já implantadas, e servirão de aprendizado para subsidiar melhorias nas ações futuras relacionadas à compostagem doméstica em Curitiba.

Com o COM-POS-TE Curitiba, o município de Curitiba fomenta uma redução dos resíduos orgânicos encaminhados a aterro sanitário, atrelada à mudança de comportamento da população em relação aos seus resíduos sólidos; promove, também, a responsabilidade compartilhada pelo ciclo da matéria orgânica, a relação dos munícipes com a terra, o consumo consciente e o aproveitamento integral dos alimentos.

Objetivos

Ícone 1

Reduzir a quantidade de resíduos orgânicos destinada a aterro sanitário, com foco no hábito da compostagem

Ícone 2

Impulsionar a separação dos resíduos em três frações: reciclável, orgânico compostável e rejeito

Ícone 3

Estimular e disseminar a prática da compostagem doméstica

Ícone 4

Gerar dados e fornecer informações para o contínuo estímulo da prática da compostagem doméstica em Curitiba

Ícone 5

Acompanhar os participantes para mapear suas principais dificuldades

Ícone 6

Promover hábitos alimentares mais saudáveis

Ícone 7

Estimular o plantio urbano e resgatar a conexão com a natureza

Ícone 8

Construir uma comunidade/canal de referência de conhecimento coletivo sobre compostagem

O que é compostagem e como funciona?

1. Acesse aqui o curso EAD sobre compostagem doméstica.

2. Clique aqui e baixe o manual de operação da composteira doméstica.

3. Veja aqui como participar da Compostagem Comunitária nos Ecopontos.

 

Assuntos Relacionados

1. Acesse aqui o curso EAD sobre alimentação e técnicas de plantio.

1. Acesse aqui o curso EAD sobre aproveitamento integral dos alimentos.

1. Acesse aqui o Família Folhas falando sobre aproveitamento integral dos alimentos.

O que é preciso para fazer parte?

COM-POS-TAR requer dedicação, mas não envolve grande dificuldade. Além de SE-PA-RAR seu resíduo orgânico, é importante reservar algum tempo para cuidar da sua composteira e entender como ela funciona. Você vai precisar de:
Compromisso
1
Você deve cuidar da composteira, anotar a quantidade de resíduos que coloca nela, responder aos questionários mensalmente, e utilizá-la sempre. Você também deve notificar a Prefeitura em caso de desistência para que a sua composteira possa ir para outra família e continuar em uso!
Dica: Utilize um pote de sorvete de 2 L (ou outro volume conhecido) para armazenar os resíduos e facilitar suas anotações, pois vamos perguntar todos os meses quantos litros de resíduo você colocou na sua composteira. Esta informação será de suma importância para mensurar o sucesso da compostagem doméstica em Curitiba. Contamos com sua colaboração e cidadania. Baixe aqui a planilha de controle de quantidade, ou copie o modelo em um caderno.
Pequeno espaço (largura e comprimento 45cm x 60cm, altura 90cm)
2
Sua composteira deve ficar abrigada do sol e da chuva, num local em que haja boa ventilação (por exemplo: varanda, cozinha, área de serviço, garagem, etc.). Vale lembrar que também será necessário reservar um recipiente para armazenar matéria vegetal seca.
Consumir verduras, legumes e frutas
3
Além de serem fonte de minerais, vitaminas e fibras, essenciais para uma boa saúde, as frutas, verduras e legumes são os melhores ingredientes para criar um composto de alta qualidade, com nutrientes valiosos para o solo. Deixe um pote de sorvete de 2L com tampa na pia da cozinha para separar os restos e cascas destes alimentos e, quando ele encher, despeje os resíduos na composteira.
Dica: Pique os resíduos para acelerar o processo de decomposição e evitar a presença de animais indesejados; assim, sua compostagem será mais eficiente, e você facilitará o trabalho das minhocas!
Matéria seca
4
A matéria seca ajuda a equilibrar a umidade da composteira para o adequado processo de decomposição. Você pode utilizar folhas secas, palha, serragem de madeira (sem tinta ou verniz), e grama seca. Não há problema em misturar esses tipos de matéria no seu processo de compostagem; o importante é que você tenha uma fonte constante destes materiais.
Dica: Folhas secas e restos de poda podem ser coletados no quintal, praças, parques, jardins, e até mesmo na vizinhança; peça a marcenarias próximas que separem a serragem de madeira.
30 minutos por semana
5
O tempo necessário para cuidar da composteira e realizar as atividades relacionadas à compostagem (separar os resíduos orgânicos, anotar o volume gerado, colocá-los na composteira e retirar o biofertilizante líquido) não deve ocupar mais do que alguns minutos na semana.
Dica: Regularmente, abra sua composteira e observe o que se passa lá dentro, dedicando-se a aprender com o processo.
Vontade
6
O processo de compostagem é um constante aprendizado. Ao abraçar esta iniciativa, você deve encarar quaisquer problemas que surgirem como oportunidades para entender as possibilidades e aprender ainda mais formas de mexer na sua composteira. Com o tempo, o processo se tornará cada vez mais fácil e intuitivo.

Participar

Agora que você já conhece como funciona o programa COM-POS-TE Curitiba, inscreva-se no Guia Curitiba para receber sua composteira doméstica e começar novos hábitos de separação dos resíduos em casa.

Clique aqui e preencha o formulário

Voltar para o Topo