A Prefeitura de Curitiba vai fazer mais quatro mutirões contra a dengue no mês de janeiro. O primeiro, no bairro Sítio Cercado, foi liderado pelo prefeito Eduardo Pimentel e abriu a temporada de mutirões de 2026 conduzidos pela Saúde, Meio Ambiente e administrações regionais.
Nesta semana, nos dias 20 e 22, o recolhimento de entulhos será nos bairros Cajuru e Cidade Industrial. Na última semana de janeiro, o mutirão volta ao Cajuru (27/1) e depois vai ao Boqueirão (29/1).
“Neste ano, estamos dobrando o número de mutirões do Curitiba sem Mosquito para ajudar a população a descartar os materiais inservíveis e que podem se tornar criadouros do Aedes. Um trabalho conjunto para manter a cidade sem dengue”, destaca a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak.
Cajuru
Nesta segunda-feira (19/1), os agentes de endemias da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) percorrem 24 quarteirões na Vila Oficinas, no entorno da Unidade de Saúde Cajuru (Rua Pedro Bochino, 750), avisando sobre o mutirão. Os caminhões da Secretaria do Meio Ambiente recolhem os materiais descartados nesta terça-feira (20/1).
Na próxima segunda-feira (26/1), ainda na Vila Oficinas, os agentes avisam do recolhimento em 26 quarteirões ao redor da US Trindade (Rua Roraima, 1790). O recolhimento será feito na terça-feira (27/1).
CIC
Na Cidade Industrial de Curitiba, serão 17 quarteirões percorridos na área da US Taiz Viviane Machado (Rua Gastão Natal Simone, nº 5). A população será avisada na quarta-feira (21/1) e o recolhimento será na quinta-feira (22/1).
Boqueirão
Encerrando o mês de janeiro, o mutirão contra a dengue chega ao Boqueirão. Os agentes de endemias e agentes comunitários de Saúde percorrem as casas no entorno da US Moradias Belém (Rua Cezinando Dias Paredes, 1096) orientando os moradores sobre o combate à dengue e o descarte de resíduos.
A ação da saúde será intensificada entre os dias 22, 23, 27 e 28/1, garantindo que a população vistorie as casas e descarte os materiais inservíveis. Os caminhões do Meio Ambiente vão percorrer os 22 quarteirões demarcados na quinta-feira (28/1).
Orientações
O trabalho intersetorial da prefeitura para o combate à dengue visa potencializar as ações de cada secretaria e alcançar o resultado esperado, que é eliminar o risco de novos casos da doença na cidade.
“Muitas vezes os moradores só lembram de colocar o material inservível na calçada quando veem o caminhão do Meio Ambiente passando, por isso avisamos com antecedência para que as famílias se organizem. Para agilizar o trabalho e não deixar entulhos espalhados, precisamos da cooperação da comunidade”, explica a coordenadora do programa municipal de controle do Aedes, Tatiana Bausewein.
Para o recolhimento do Mutirão Curitiba sem Mosquito, os moradores devem colocar os entulhos para fora do imóvel até a data da passagem dos caminhões. Resíduos de porte menor devem ser embalados ou ensacados antes do descarte.
Serão coletados objetos inservíveis (móveis, eletrodomésticos e entulhos), materiais recicláveis (garrafas, plásticos, ferros e metais recipientes), pneus, resíduos orgânicos e restos vegetais embalados.
Materiais com peso ou volume elevado (como resíduos de construção civil), resíduos orgânicos e restos vegetais não embalados, resíduos tóxicos e perigosos (lâmpadas, medicamentos, pilhas e tintas) e veículos de transporte não serão recolhidos pela Prefeitura de Curitiba no Mutirão Curitiba sem Mosquito.
Serviço
Mutirões Curitiba sem Mosquito
Cajuru
- Data que a população será informada:19/1/2026
- Número de quarteirões: 24, no entorno da US Cajuru
- Data do Recolhimento: 20/1/2026
- Data que a população será informada: 26/1/2026
- Número de quarteirões: 26, no entorno da US Trindade
- Data do Recolhimento: 27/1/2026
CIC
- Data que a população será informada: 20 e 21/1/2025
- Número de quarteirões: 17, no entrono da US Taiz Viviane
- Data do Recolhimento: 22/1/2025
Boqueirão
- Data que a população será informada: 22, 23, 27 e 28/1
- Número de quarteirões: 22, no entrono da US Moradias Belém
- Data do Recolhimento: 29/1/2025