Ir para o conteúdo
Planejamento urbano

Vistoria técnica do Ippuc percorre a Regional Pinheirinho

Ajustes no sistema viário são principal demanda da comunidade

A equipe do Ippuc foi recebida, nesta quarta-feira (19/8) pelo time da administradora Janaina Lopes Gehr, da Regional Pinheirinho. Foto: Divulgação

A equipe do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) foi recebida, nesta quarta-feira (19/8), pelo time da administradora Janaina Lopes Gehr, da Regional Pinheirinho. Durante toda a tarde, planejadores urbanos e servidores da administração regional percorreram os principais pontos de gargalos de trânsito e conexões viárias para avaliar as soluções possíveis e o atendimento de demandas da comunidade.

A menor regional da cidade, com território de 2.471 hectares, é a segunda com maior densidade populacional, com 62 moradores/ha. São 153 mil pessoas distribuídos em cinco bairros: Fanny, Lindóia, Pinheirinho, Capão Raso e Novo Mundo. As informações são da publicação Retrato das Regionais, organizado pela Diretoria de Informações do Ippuc.

As conexões entre os bairros Xaxim, Sítio Cercado e Boqueirão, por meio de transposições do Ribeirão dos Padilha, estão entre as principais demandas da administração regional. Elas também fazem parte das intervenções eleitas como prioridade para a comunidade em atendimentos locais e em ações do Fala Curitiba.

“A boa noticia é que muitas dessas questões viárias já estão contempladas em um pacote de projetos executivos que o Ippuc está preparando para contratar até o fim do ano”, explica Cléver Almeida, assessor da presidência do Ippuc.

Outra proposta que deve ser avaliada pela equipe é a revitalização da Rua Nicola Pellanda, com readequação de pavimento, arborização, calçadas e iluminação. Na regional, 87% das atividades comerciais estão concentradas nos bairros Capão Raso, Mundo Novo e Pinheirinho, com maior presença de lojas de veículos usados, colchões, representação comercial e transporte de cargas.

No sistema de transporte, o Pinheirinho concentra o terceiro maior volume de percursos de linhas de ônibus da cidade, com 739 km nos cinco bairros, além de dois grandes terminais, o Pinheirinho e o Capão Raso.

Na tipologia das residências, 63% dos domicílios são em casas de vila ou condomínio, mas a regional enfrenta o desafio de concentrar a maior proporção de moradias atípicas da cidade, com 12% localizadas em habitações de fundos, improvisadas ou não convencionais.

As áreas verdes cobrem 12% do território. A alta concentração de moradores resulta na menor média de área verde por habitante de Curitiba, de 19m² por pessoa.