Prefeitura Municipal de Curitiba 156 Acesso à informação
Sucesso

Visitas guiadas ao Cemitério Municipal atraem quatro mil pessoas desde 2017

Visitas Guiadas ao Cemitério Municipal alcançam público de 4 mil pessoas e tem calendário para o segundo semestre divulgado. - Na imagem, a pesquisadora e coordenadora, Clarissa Grassi Foto: Edgard Marques

No próximo sábado (25/8), das 9h às 12h, acontece mais uma visita guiada ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula. Sucesso de público, este será o 22º passeio à primeira necrópole de Curitiba oferecido à comunidade em 2018.

Interessados em participar precisam enviar nome completo e número de RG de até quatro participantes para o e-mail: visitaguiada@smma.curitiba.pr.gov.br.

Desde a implantação em 2017, por meio de uma parceria entre a Fundação Cultural de Curitiba e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, as visitas guiadas ao Cemitério Municipal já atraíram quatro mil pessoas. Realizadas mensalmente, só no primeiro semestre deste ano foram 1.800 inscritos.

Coordenada pela pesquisadora cemiterial Clarissa Grassi, da equipe da Casa da Memória, as visitas guiadas são uma atividade de educação patrimonial gratuita e têm como objetivo mostrar o primeiro cemitério de Curitiba como parte do patrimônio da cidade, revelando-o como um grande repositório de trajetórias que conformaram a história da capital e do Estado do Paraná.

Dividida entre as modalidades padrão, temática e noturna, a incursão, que promove um resgate da história e da memória de personalidades e anônimos sepultados no local, aborda temas como história, arquitetura, geologia e arte em visitas com três horas de duração.

Para a pesquisadora Clarissa, as visitas são uma forma de se conhecer o passado de Curitiba de um jeito diferente – do fim para o começo – partindo do local onde personalidades foram sepultadas para explorar suas trajetórias e a forma como foram eternizadas em seus túmulos. “É um modo de desmistificar o espaço do cemitério, mostrando toda sua potencialidade como patrimônio e sua capacidade de reverberar e miniaturizar a história da cidade”, diz a pesquisadora.

O programa tem despertado a atenção dos mais variados públicos, incluindo crianças e turistas. Como é o caso do assistente de marketing Alex da Silva, do Rio de Janeiro. Ele participou da visita anos atrás, quando era feita de forma voluntária por Clarissa. De volta à capital paranaense, aproveitou para acompanhar novamente o programa. “Além de conhecer a arquitetura do local, a gente descobre um pouco da história por meio das histórias das pessoas. A Clarissa tem uma didática muito boa”, destacou.

Além das visitas, o Cemitério Municipal tem despertado o interesse no universo acadêmico. O estudante de Arquitetura e Urbanismo Victor Hugo de Filippis e seus colegas de turma estão escrevendo um artigo de iniciação científica sobre a tipologia do cemitério.

Inscrições

Para participar das visitas guiadas padrão e temática o interessado precisa realizar a inscrição, que abre na segunda-feira da semana em que será realizado o passeio. Já as visitas noturnas, em função de terem uma procura muito grande e de as vagas se esgotarem muito rapidamente, tem as inscrições abertas a partir da meia-noite de domingo para segunda-feira.

Para participar é preciso enviar nome completo e número de RG de até quatro participantes para o e-mail visitaguiada@smma.curitiba.pr.gov.br

Até dezembro estão previstas a realização de mais 14 edições. Para facilitar o planejamento do público para as visitas o calendário já está definido até o final do ano. Para acessar o cronograma e as informações sobre as inscrições, clique aqui.


Serviço: visita guiada ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula

Data: sábado (25/8), das 9h às 12h

Inscrições: a partir desta segunda-feira 20/8 (enquanto houver disponibilidade de vaga)

Interessados precisam enviar nome completo e número de RG de até quatro participantes para o e-mail: visitaguiada@smma.curitiba.pr.gov.br.