Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Curitiba Viva Bem

Virada Esportiva movimenta as dez regionais da cidade

Virada Esportiva 2022, nos diversos espaços públicos e particulares. Curitiba, 24/09/2022. Foto: Levy Ferreira/SMCS

 

O dia de sol levou muitas pessoas a participar e assistir às atividades da Virada Esportiva 2022, neste sábado (24/9), segundo dia do evento que oferta aproximadamente 200 atividades grátis em mais de 100 espaços públicos e particulares parceiros.

O festival começou nesta sexta-feira (23/9) e vai até este domingo (25/9) com uma programação de modalidades para crianças, adolescentes, adultos jovens e idosos, além de pessoas com deficiências.

Por causa da chuva, as atividades agendadas para acontecer neste domingo, das 14h às 17h30, em dez parques da cidade foram canceladas. São eles, o Atuba, Barigui, Lago Azul, Passaúna, Yberê, Náutico, Passeio Público e Olímpico do Cajuru. Houve cancelamento também dos eventos que seriam realizados nas praças Afonso Botelho e Zumbi dos Palmares, além das atividades que acontecem sistematicamente nas Arcadas de São Francisco.

Natação e tênis

Na Praça Oswaldo Cruz, Centro, neste sábado, teve natação, pólo aquático, bocha sênior e vôlei. Luiza Vitto Correia, 9 anos, aluna de natação do Centro de Esportes e Lazer Oswaldo Cruz, se destacou na modalidade pranchinha, competindo com meninos da mesma faixa etária. “Eu fiquei muito feliz com o resultado”, disse ela, ao lado da mãe, Jéssica Vitto.

No Jardim Botânico, 30 crianças e adolescentes atendidos pelo Instituto Ícaro, que oferta aulas de tênis gratuitas para estudantes da rede pública municipal e estadual, de 4 a 17 anos, participaram de um aulão nas quadras no espaço municipal.

Além do projeto social, o instituto, beneficiário da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte, forma atletas de alta performance, entre eles dois campeões sulamericanos.

Alunos destaques

Estudante da Escola Municipal Júlio Moreira, no São Braz, Mariela Duarte Tupy Caldas, 8 anos, fez parte do aulão. “Gosto de treinar, fazer exercícios e participar de torneios”, disse a menina, que integra a pré-equipe do instituto - que reúne alunos que são preparados para competições.

Frederick Silveira Reis, 12 anos, também participou animado do aulão de tênis. Aluno destaque do instituto, ele participou da atividade com colegas de várias idades. Estudante do 7º ano do Colégio Estadual São Braz, Fred, como é chamado, faz aulas de tênis desde o ano passado e pretende ser um profissional do esporte. “Estou focando o tênis e se eu tiver oportunidade, quero ser um profissional”, disse o menino.

Fred aprovou a realização da Virada Esportiva, que este ano chega à sua terceira edição. “Tudo isso é muito legal porque incentiva as pessoas a fazer esporte, o que é muito importante para todo mundo”, disse.

Supervisão

A Virada Esportiva é promovida pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) e seu objetivo é divulgar as diferentes modalidades, incentivar a prática esportiva desde a iniciação até o alto rendimento e reforçar o papel do esporte como instrumento de socialização, além de conscientizar a população sobre a importância da prática regular de atividade física para a melhoria da qualidade de vida.

As atividades do evento, que acontecem em todos os períodos do dia, inclusive de madrugada - são supervisionadas por 400 pessoas, entre servidores da pasta, monitores, atletas e representantes de entidades esportivas apoiadas pelo Programa Municipal de Incentivo ao Esporte.

“Essa é uma das maneiras de incentivar o esporte como uma rotina cada vez mais presente na vida e na cultura da sociedade”, disse o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Júnior.

Campeões brasileiros

A Virada Esportiva tem o apoio de atletas de diferentes gerações do esporte brasileiro que usaram as redes sociais para convocar os curitibanos a participar do evento.

Em vídeos curtos nos stories do Facebook e Instagram, eles lembram ao público a importância do comparecimento maciço da população aos ginásios, praças, parques e academias parceiras da Prefeitura para praticar ou assistir cerca de 200 atividades da Virada Esportiva “Vamos tornar Curitiba a capital nacional do esporte”, pedem Bernardinho e Daiane do Santos.

Confira a programação da Virada Esportiva aqui

A Virada Esportiva faz parte do Curitiba Viva Bem - política pública e uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, ao lado das ações de mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A saúde e o bem-estar dos curitibanos motivaram a Prefeitura a mobilizar todas as áreas de gestão, que estão ampliando as ações, de forma conjunta, por meio do Curitiba Viva Bem.