O sistema de cartão transporte de Curitiba terá uma série de novidades nos próximos meses. Veja a seguir um resumo:
A partir de 14 de julho
· Serão abertos três postos de emissão do cartão transporte: nos terminais Cabral e Santa Felicidade e na Rua Nestor de Castro, nos fundos da Praça Tiradentes. Os postos atenderão de segunda a sexta-feira das 7 às 19 horas e aos sábados das 8h30 ao meio-dia.
· Atendimento passará a ser feito também aos sábados nos postos já existentes: na sede da Urbs, na Rodoferroviária e nas Ruas da Cidadania da Matriz (Praça Rui Barbosa); Boqueirão, Boa Vista, Pinheirinho e Fazendinha. De segunda a sexta o expediente continua a ser de segunda a sexta das 8h30 às 17 horas.
A partir de 1° de agosto
· Bancas de jornais de revistas (inicialmente, 23 pontos) passarão a vender cartões avulsos (carregados com até 25 créditos). Também farão recarga de cartões usuário (até 220 créditos).
· Será possível pagar a domingueira com cartão – atualmente, a tarifa especial de domingo só pode ser paga em dinheiro.
· Passagem nas 62 linhas de ônibus que operam sem cobrador só poderá ser paga com cartão.
Até o fim do ano
· Implantação do cartão transporte pré-pago, que poderá ser adquirido também em bancas e outros pontos comerciais da cidade.
Outras medidas previstas
· Estudo e implantação de novas funcionalidades. Entre elas, a capacidade do sistema de reconhecer diferentes horários de uso do transporte, o que permitirá no futuro a implantação de tarifas diferenciadas nos horários de maior e de menor demanda.
· Ampliação da integração temporal, voltada a atender os 7% de usuários que ainda não são atendidos pela integração física em estações e terminais de transporte.