Texto: Maria de Los Angelez Gonzalez Duarte
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)
Texto: Maria Duarte
Prefeitura de Curitiba
A Regional Boqueirão vai ganhar mais um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). O imóvel na Rua Rosalina Casari, 170, era um almoxarifado e está em obras para abrigar nova unidade educacional com capacidade para 419 vagas.
São R$ 8,1 milhões em investimentos por parte da Secretaria Municipal da Educação, com previsão de término da obra em dezembro deste ano. Esse será o 26º CMEI da regional, uma das maiores da capital.
O novo equipamento integra as ações do PRO Curitiba, maior programa de obras da história da cidade, lançado pelo prefeito Eduardo Pimentel.
“O PRO Curitiba está em cada bairro, perto de cada família, levando mais qualidade de vida às dez regionais da cidade", destaca o prefeito.
Segundo o secretário municipal da Educação, Paulo Schmidt, os investimentos em infraestrutura integram os pilares da gestão.
“Além fortalecimento das ações pedagógicas, alimentação de qualidade e uma rede de proteção estruturada, a infraestrutura adequada nos ambientes de aprendizagem é um dos pilares que garante educação pública de qualidade. E a ampliação de vagas vem sendo realizada de maneira planejada e consistente”, afirma o secretário.
Atualmente, a rede municipal de ensino tem 188 escolas e 240 CMEIs. A Prefeitura investe na ampliação das vagas na Educação Infantil, com a construção de novos CMEIs, ampliação dos Centros de Educação Infantil (CEIs) contratados e vale-creche (este último lançado em abril de 2025).
Balanço
Além do novo CMEI entregue na CIC no ano passado, escolas e CMEIs das dez regionais recebem melhorias e revitalizações.
Desde o início de 2025, a Educação entregou mais de 1,1 mil reformas e revitalizações de escolas e CMEIs, com investimento superior a R$ 32 milhões. As manutenções e melhorias incluem serviços de pintura, em pisos, telhados, banheiros, muros, refeitórios, fraldários, solários e parquinhos.