Assim que Curitiba foi declarada em situação de emergência em saúde pública devido à pandemia pelo novo coronavírus, a equipe do Instituto de Previdência dos Servidores de Curitiba (IPMC) alterou a forma de atendimento dos servidores da ativa, aposentados e pensionistas.
A mudança, desde 20 de março, foi necessária para ajudar a conter a propagação e o contágio pelo vírus e a meta era que o beneficiário ou servidor da ativa ficasse o menor tempo possível no IPMC. Todas as reuniões de celebração da aposentadoria foram suspensas desde março para evitar aglomerações.
“Nossa preocupação era principalmente com os beneficiários que têm 60 anos ou mais, ou seja, aqueles que fazem parte do grupo de risco. Não queríamos que o atendimento na sede do IPMC colocasse em perigo um grupo tão grande de pessoas”, analisa o presidente do Instituto, Ary Gil Piovesan.
Do total de 17,8 mil beneficiários, entre aposentados e pensionistas, mais de 74% têm 60 anos ou mais, segundo levantamento do mês de julho de 2020. São 13.203 pessoas nesta faixa etária.
Veja como ficou o atendimento no IPMC
- Servidores da ativa, aposentados e pensionistas devem telefonar para o IPMC ou mandar e-mail solicitando o atendimento, que é feito de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 16 horas. O telefone para marcar é 3350.3660 e o e-mail é atendimentoipmc@curitiba.pr.gov.br. A recomendação é comparecer apenas se for indispensável.
- Pedidos de informações podem ser feitos por e-mail, sem necessidade de ir até a sede do Instituto. Até mesmo os pedidos de aposentadoria podem ser solicitados por e-mail. Nestes casos, os servidores serão orientados sobre os documentos necessários para análise.
- Para evitar aglomeração no Setor de Atendimento do IPMC, não há acesso livre em qualquer horário. O servidor e o beneficiário que fizerem o agendamento terão acesso ao local no máximo 20 minutos antes do agendamento.
- No dia e horário marcado, o servidor ou pensionista deverá comparecer no Edifício Delta (Avenida João Gualberto, 623, bairro Alto da Glória – 1º andar). A tolerância é de até 10 minutos de atraso.
- Os servidores do IPMC que fazem os atendimentos também adotaram novos procedimentos. Trabalhando em regime de escala, conforme orientações da Secretaria da Saúde, eles mantém o distanciamento entre as mesas, utilizam máscaras e todos têm álcool em gel disponível para uso ao longo do dia.