Prefeitura Municipal de Curitiba 156 Acesso à informação
Bom Negócio - Vale do Pinhão

Valdir, o pipoqueiro inovador, revela segredos

Bom Negócio - Vale do Pinhão, programa de capacitação da Prefeitura que atendeu mais de 13 mil empreendedores entre 2005 e 2012 no Teatro Guaíra. O evento teve a palestra de Valdir Pipoqueiro. Na imagem, Valdir pipoqueiro. Curitiba, 05/08/2018. Levy Ferreira/SMCS

Valdir Novaki, 48 anos, já foi boia-fria no Interior do Paraná e lavador de carros em Curitiba. Hoje é exemplo de empreendedorismo em todo o Brasil com seu famoso carrinho de pipocas.

O comerciante faz tanto sucesso com ideias inovadoras para o produto que viaja por todo o país dando palestras, como a que fez no lançamento do Bom Negócio – Vale do Pinhão, na quarta-feira (5/9), no Teatro Guaíra. O evento que marcou o reinício do programa de capacitação para empreendedores foi aberto pelo prefeito Rafael Greca.

Proprietário da “Pipoca do Valdir”, o comerciante natural de São Mateus do Sul, a 142 km da capital, mantém um único carrinho, há 13 anos, na Praça Tiradentes, no Centro de Curitiba. Mas há 15 anos ele atua no ramo. “Antes ficava em frente à Biblioteca Pública, com um carrinho alugado”, recordou o empreendedor, que é conhecido como o melhor pipoqueiro do Brasil.

Entre as inovações criadas por ele estão o disputado kit higiene (composto de guardanapo, fio dental e bala de hortelã, distribuídos com a pipoca), o cartão fidelidade e um convite gratuito para quem quiser provar o produto.

LEIA TAMBÉM:

Já o seu carrinho ganhou, há dois anos, uma placa de energia solar. “Com isso, não precisamos puxar fio nenhum na praça e ajudamos a preservar o meio ambiente”, justifica Valdir que, por viajar muito por todo o país, hoje deixa o negócio familiar nas mãos da esposa, Lenice (50), do filho, Cristian (24), e da nora, Daiane (24). Além disso, ele oferece wi-fi de graça, TV de LED sintonizada nas notícias e máquinas de cartão de crédito e débito para facilitar o pagamento.

Mas Valdir não parou de inovar. “Em 2019, vou lançar uma nova embalagem, além de cinco tamanhos diferentes de pacote para dar mais opções para meus fregueses”, antecipa ele.

"Foco no foco"

Outro cuidado do pipoqueiro é em relação aos insumos. “Sempre me preocupei em oferecer o melhor para o meu cliente”, afirma. Tudo é manipulado e embalado na residência da família.

Para ele, existem três itens principais em seu negócio: qualidade no atendimento, qualidade dos insumos e higiene. No carrinho do Valdir, o cliente tem à disposição álcool gel para passar nas mãos. Além disso, todos os utensílios são desinfetados a cada 20 minutos.

Ao fim da palestra, Valdir foi ovacionado pelo público ao convidar todos a repetir a frase que ele afirma ser seu segredo: “Foco no foco.” “Além da higiene, qualidade dos insumos, atendimento de qualidade, sempre com sorriso no rosto, é preciso ter foco”, reforçou o pipoqueiro mais famoso do Brasil.