Ir para o conteúdo
Disposição de sobra

Universidade para público 60+ inicia atividades com vagas esgotadas no Cajuru; amanhã é no Boa Vista

Segunda unidade da Universidade Aberta à Pessoa Idosa, é instalada na Regional Cajuru. Curitiba, 18/11/2025. Foto: José Fernando Ogura/SECOM

Texto: Cláudia Gabardo
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)

Quarenta alunos inscritos e 19 candidatos na fila de espera são os números da procura por vagas na Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi) do Cajuru, instalada nesta terça-feira (18/11), na Rua da Cidadania. O resultado quase dobra a expectativa para o início das aulas, na próxima terça-feira (25/11), com um cenário de até 25 alunos. As atividades acadêmicas acontecerão em salas de aula da Rua da Cidadania.

Entre os primeiros a garantir vaga está a auxiliar de enfermagem aposentada Maria Tereza da Silva, de 74 anos. “Era o meu sonho, que eu vou realizar agora”, afirmou. 

Assim que se matriculou, Maria Tereza acrescentou o status de universitária em seu perfil no Facebook. “Acho que eu mereço isso. Nunca consegui fazer faculdade, mas trabalhei muito para os meus filhos estudarem e terem melhores perspectivas do que eu”, contou. 

Ela é mãe de um filho que trabalha em uma empresa de tecnologia da informação nos Estados Unidos e uma filha enfermeira da rede municipal de saúde.

Parceria pedagógica

Em Curitiba, a Unapi resulta da parceria entre a Prefeitura e o Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano do município (SMDH) e das secretarias estaduais da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). A metodologia é da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

“Sejam muito bem-vindos. A partir de agora vocês podem e considerar alunos da Unespar”, saudou o professor Sebastião Cavalcanti Neto, que é docente da instituição e coordenador da proposta pedagógica. Também participaram da solenidade de instalação da Unapi a representante Semipi, Janaína Rodrigues, o vereador João da 5 Irmãos e o administrador regional do Cajuru, Agostinho Creplive Filho.

Até o segundo semestre de 2026, serão 512 horas/aula de conteúdos apresentados presencialmente e por vídeo, incluindo a carga horária destinada à elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Os alunos que atingirem 75% de frequência e participarem do TCC receberão certificados de conclusão validados pela instituição de ensino.

Conectados

Para a chefe do Departamento da Pessoa Idosa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano (SMDH), Luciana Faria, a procura pelas vagas ofertadas reflete a disposição do chamado público 60+. “São pessoas interessadas em aprender e acompanhar o que se passa à sua volta e, naturalmente, envelhecer conectadas e com qualidade de vida”, resumiu.

A Unapi Cajuru é a segunda de Curitiba. A primeira foi aberta no fim de outubro, na Regional Bairro Novo, e também superou a expectativa inicial. Nesta quarta-feira (19/11), será a vez da Regional Boa Vista inaugurar a sua. A solenidade está marcada para as 14h, na Rua da Cidadania Boa Vista. As aula serão dadas no Centro de Atividades para a Pessoa Idosa (Cati) Boa Vista.