O Conselho Municipal de Turismo de Curitiba (Comtur) realizou nesta quinta-feira (16/10) sua reunião bimestral no Centro de Eventos do Imap, no Parque Barigui. O encontro, conduzido pelo presidente do Instituto Municipal de Turismo (IMT) e também do Comtur, Rodrigo Swinka, reuniu representantes do poder público e da iniciativa privada para debater as principais ações estratégicas para o fortalecimento do turismo na capital.
Para Rodrigo Swinka, o encontro reforça o papel do conselho como um fórum de cooperação e planejamento estratégico.
“O Comtur é um espaço de construção coletiva, onde o poder público e a sociedade civil pensam juntos o turismo que queremos para Curitiba. Estamos avançando em políticas estruturantes, como o Fundo de Turismo e a ampliação da integração metropolitana, que vão garantir mais sustentabilidade e inovação ao setor”, destacou Swinka.
Integração e novas representações
Um dos destaques da reunião foi a aprovação da indicação do Curitiba Convention & Visitors Bureau, representado por sua presidente Gislaine Queiroz, para ocupar a vice-presidência do conselho, função que pelo regulamento, deve ser exercida por uma entidade privada ou da sociedade civil.
Outra novidade foi a inclusão da Secretaria Municipal Extraordinária para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba no conselho. O secretário Thiago Bonagura participou do encontro e destacou a importância de alinhar as estratégias turísticas entre a capital e os municípios vizinhos, fortalecendo o desenvolvimento integrado da região.
Avanços e novidades do setor
Durante a reunião, foram apresentados os avanços sobre o Fundo Municipal de Turismo, que está em fase final de tramitação. A proposta de projeto de lei, elaborada pelo IMT, já foi aprovada pela Secretaria Municipal de Finanças e segue para os últimos ajustes da Procuradoria-Geral do Município (PGM). A iniciativa atende a uma antiga demanda do trade turístico e integra o Plano de Governo do prefeito Eduardo Pimentel.
Outro ponto abordado foi o processo de concessão da nova Linha Turismo, conduzido pela Urbs. Nesta etapa, o serviço passará a ter um edital exclusivo, o que permitirá maior detalhamento e aprimoramento na qualidade do atendimento aos visitantes.
Também estiveram na pauta o planejamento da próxima edição do Inverno Curitiba, atualizações sobre a qualificação profissional com a Escola de Turismo, o Natal de Curitiba e a presença da cidade nas principais feiras do setor, como a FIT Buenos Aires e a Abav Expo.