Começou no último dia 9 e segue até 23 de agosto a disputa dos Jogos Pan-Americanos Júnior Assunção 2025, evento que marca o início do ciclo para os Jogos Olímpicos Los Angeles 2028. A competição reúne mais de 4 mil atletas, com até 23 anos, de 41 países, em provas realizadas nas cidades paraguaias de Assunção, Luque, Ypacaraí, San Juan del Paraná e Encarnación.
Três atletas curitibanos, beneficiados pelo Programa de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba, estão na delegação brasileira: Leonardo Brandt de Macedo (Natação em Águas Abertas), Gustavo Vecchi Milano (Judô) e Vinicius Avi Sant’Ana (Triatlo).
O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, destacou o orgulho da cidade em ver seus atletas no cenário internacional.
"Temos muito orgulho de ver nossos talentos representando o Brasil em uma competição internacional tão importante. Desejamos boa sorte e que eles tragam na bagagem, além de medalhas, experiências que inspirem ainda mais o esporte curitibano.”
O Brasil participa com 369 atletas em 39 modalidades, buscando o bicampeonato da competição. Na primeira edição, em Cali (Colômbia), o país conquistou 164 medalhas, sendo 59 de ouro, 49 de prata e 56 de bronze. O Pan Júnior também distribui 231 vagas diretas para os Jogos Pan-Americanos Lima 2027, reforçando sua relevância no calendário esportivo.