Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Esporte e Lazer

Tatuquara ganha Centro de Esportes Santa Rita reformado e Centro de Lutas

Prefeito Rafael Greca durante inauguração do Clube de Lutas Tatuquara, uma parceria entre a Prefeitura e a Federação Paranaense de Judô., que vai oferecer opções de esportes para os moradores do Bairro Tatuquara - Curitiba, 23/09/2021 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

 

Moradores da Regional Tatuquara, que integra os bairros Tatuquara, Campo de Santana e Caximba, ganharam um reforço importante na estrutura para a prática de esportes.

A região agora passa a contar com o novo Centro de Esportes e Lazer (CEL) Santa Rita, que passou por uma reforma completa e um Centro de Lutas, que será gerido em conjunto pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (Smelj) e pela Federação Paranaense de Judô.

Os dois equipamentos foram entregues na tarde de quinta-feira (23/9), pelo prefeito Rafel Greca.

“É como alegria que nós estamos entregando hoje este equipamento, que no passado abrigou o antigo Linhão do Ofício, e agora vai atender as atividades da Smelj para as crianças da região”, disse o prefeito.

Participaram do evento os secretários de Esporte, Lazer e Juventude, Emilio Trautwein; de Obras Públicas (SMOP), Rodrigo de Araújo Rodrigues; o administrador da Regional Tatuquara, Marcelo Ferraz; o assessor especial de Articulação Política, Lucas Navarro de Souza; o gerente de Manutenção da SMOP, Guido Aurélio; e o diretor de Edificações da SMOP, Soélio Antônio Vendramin.

Os serviços de reforma do CEL Santa Rita envolveram reparos em toda a estrutura, que estava danificada pela ação do tempo. A estrutura metálica foi restaurada, implantada a grelha para captação da água da chuva - que chegava a invadir a quadra – adequados e construídos os banheiros masculino, feminino e para os professores. 

Também foram revitalizadas as arquibancadas de alvenaria e a iluminação da quadra recebeu refletores de LED, que melhoraram eficiência do sistema que permite o uso do espaço durante a noite. 

O espaço de convivência, lazer e prática esportiva também passou pela substituição de quatro postes “Duplo T” e de 16 refletores com 400 watts de potência da sua quadra.

“A população estava pedindo melhorias aqui e hoje a estrutura está toda reformada para receber os projetos escolares, como o Escola + Esporte=10, que é feito em parceria com a Secretaria da Educação”, comemorou Emilio Trautwein.

40 tablets

Na ocasião, o prefeito fez a entrega simbólica de 40 tablets para chefes de núcleos da Smelj, equipamento que possibilita que os professores das atividades possam fazer avaliação física e frequência dos alunos através do site curitibaemmovimento.curitiba.pr.gov.br.

Greca também tirou fotos com as crianças que participavam de atividade do Projeto Maestro da Bola, uma parceria com a Associação Maestro Esporte Clube, do ex-jogador Ricardinho, campeão mundial com a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2002.

Nova pista de Skate

Na Praça Soldado Wagner, o prefeito também se encontrou com os skatistas Vitor dos Reis Soares e Lucas Muller Lucindo, que vieram agradecer o acolhimento do projeto de uma nova pista de skate no local.

“Eles fizeram uma mobilização e incluíram o projeto no Fala Curitiba. Graças a eles, o Tatuquara vai ter uma pista de skate de ponta”, celebrou Greca.

Greca também distribuiu gibis do Curitibinha para as crianças do CMEI Santa Rita, que fica em frente à Praça Soldado Wagner e conversou com as participantes da uma Feira de Artesanato do Santa Rita, que funciona às quintas-feiras e sábados, e com o músico Roberto dos Santos, que fez questão de tocar trompete para o prefeito.

Clube de Lutas

Logo depois, o prefeito fez a inauguração até a instalações do Clube de Lutas Tatuquara, uma parceria entre a Prefeitura e a Federação Paranaense de Judô.

Sediado na Avenida Pero Vaz de Caminha, o espaço conta com mais de 120 m², equipado com tatame, vestiários, com capacidade de mais de 300 atendimentos. 

“Estou muito feliz de inaugurar este espaço aqui hoje, na presença do vice-cônsul do Japão. Este é um espaço para desenvolver a saúde do corpo de da mente, para que os filhos do Tatuquara possam aprender com o exemplo do Japão, que é um povo que tem uma educação exemplar”, disse o prefeito.

O prefeito foi recepcionado por uma apresentação do grupo de tambor Wakaba Taikô, da Associação Nikkei Curitiba. A judoca Tayla Tinen entregou um bonsai para o prefeito. Greca também ganhou um quimono para prática de judô. O prefeito cantou uma estrofe do hino de Curitiba junto com os presentes.

Como forma de incentivo, o consulado do Japão doou 100 quimonos para os atletas do Centro de Lutas.

Greca tirou fotos com os praticantes de artes marciais e com o professor de judô, Macoto Yama Nouchi, grau oitavo Dan. Participaram também da inauguração do Centro de Lutas, o vice-cônsul do Japão, Masaru Furuya e o delegado da Região Sul da Federação Paranaense de Judô, Rodrigo Tonietto.