Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Curitiba Film Commission

Show de drones da Netflix confirma potencial de Curitiba de atrair produções internacionais

Espetáculo de drones da Netflix mostra potencial de Curitiba para produções internacionais. Curitiba, 23/09/2025. Foto: Flyworks Drone Show

Um show de drones coloriu e iluminou a noite curitibana desta terça-feira, por volta das 19h, na região da Praça do Japão. Moradores do Centro ao Portão relataram ter visto o espetáculo, que formou no ar figuras como cartas de baralho e um pássaro preso em uma gaiola.

A ação faz parte de uma campanha publicitária para a terceira temporada da série japonesa de drama Alice in Borderland, da empresa de streaming norte-americana Netflix, que estreia nesta quinta-feira (25/9). O show de drones foi negociado e autorizado pela Curitiba Film Commission, órgão municipal de incentivo e apoio a produções cinematográficas, televisivas ou publicitárias na cidade.

O planejamento inicial para o espetáculo considerava a realização na Avenida Paulista, em São Paulo. Entretanto, a produtora decidiu trazer o show para Curitiba após negociação com a Film Commission.

Formada pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Instituto Municipal de Turismo (IMT) e Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom), a Curitiba Film Commission já emitiu mais de 400 autorizações de filmagens e fotografias em espaços públicos de Curitiba em 2025, sendo 14 para curtas e longas-metragens e 22 para publicidades.

“Curitiba tem mostrado ao mercado audiovisual que está preparada para receber grandes produções na gestão do prefeito Eduardo Pimentel. A Film Commission garante agilidade e segurança nos processos, enquanto cada projeto realizado fortalece a imagem da cidade e amplia oportunidades para profissionais e empresas locais”, afirmou o coordenador da Curitiba Film Commission, Gabriel Assunção, superintendente da Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom).


Referência nacional

O show de drones é mais uma das ações que projetam Curitiba como um polo de grandes eventos e produções internacionais, como o Red Bull Showrun, evento internacional de automobilismo realizado na Avenida Cândido de Abreu e que reuniu 70 mil pessoas em março deste ano, e o STU National 2025, principal circuito de skate do Brasil, realizado em Curitiba em julho.

No fim do ano, o espetáculo Disney Celebra: Um Natal Inesquecível vai acontecer pela primeira vez no Brasil, como parte da programação do Natal de Curitiba 2025. Além disso, a capital também se tornou um dos principais destinos de shows de artistas internacionais, como System of a Down, Twenty One Pilots, Sting, The Offspring, Olivia Rodrigo e Alanis Morissette.

Programações municipais também movimentam a economia cultural e turística da cidade, como o Festival da Palavra, o Festival de Primavera e a Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba.

As atrações culturais têm impulsionado o turismo de lazer na capital paranaense, que era tradicionalmente conhecida como um destino voltado ao turismo de negócios. Um levantamento recente do IMT mostra essa mudança: em 2024, Curitiba recebeu 8,2 milhões de turistas, dos quais 33,3% vieram em busca de lazer, enquanto 24% tiveram como motivação principal os negócios.