Ir para o conteúdo
Mudanças climáticas

Servidores da Prefeitura e sociedade civil começam as Oficinas Técnicas de revisão do PlanClima

As oficinas são uma etapa técnico e institucional após as oficinas participativas e a consulta online com a população

Oficinas técnicas de revisão do PlanClima. Foto: Luiz Costa/SMMA

Começaram na manhã desta segunda-feira (14/9) as Oficinas Técnicas de revisão do Plano Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas (PlanClima) de Curitiba. Nesta segunda (14/9) e terça (15/9), representantes das secretarias da Prefeitura de Curitiba, da sociedade civil, de universidades, de empresas, da Câmara de Vereadores, do Conselho Municipal do Meio Ambiente, do Fórum Curitiba sobre Mudanças Climáticas e do Conselho da Cidade de Curitiba (Concitiba) vão analisar a situação climática da cidade, avaliar ações já existentes e construir recomendações para a atualização do PlanClima.

As oficinas estão sendo feitas no Complexo Imap Barigui, no Parque Barigui. São uma etapa técnico e institucional após as oficinas participativas e a consulta online com a população. O objetivo é produzir subsídios qualificados para a revisão do material produzido até agora, combinando dados e indicadores, experiência dos participantes, contribuições da população e avaliação das políticas e iniciativas já em andamento.

Nesta segunda, a abertura dos trabalhos foi feita pelo superintendente de Controle Ambiental, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Ibson Campos. “Esse é um momento muito importante, depois que fizemos as oficinas participativas presenciais e online, agora podemos avançar no processo de revisão do PlanClima. Temos muitos desafios como o enfrentamento do super El Niño e as cidades precisam estar preparadas para isso”, disse Campos. 

Como vai funcionar

As Oficinas Técnicas trabalham com 15 temáticas, abrangendo assuntos como mobilidade e eletromobilidade; planejamento urbano; edificações e energia; natureza urbana e biodiversidade; drenagem; segurança hídrica; resíduos; saúde; riscos e eventos extremos; justiça climática; educação; governança, financiamento e monitoramento.

A dinâmica foi organizada em três rodadas, cinco mesas simultâneas e uma temática por mesa, permitindo aprofundar diferentes dimensões da agenda climática. Entre os inscritos que participam das Oficinas Técnicas, 60% são da Prefeitura e 40% representam outros segmentos, incluindo sociedade civil, empresas, academia e instituições públicas. 

O diretor de Mudanças Climáticas, Felipe Ehmke, também ressaltou a importância da discussão intersetorial e multissetorial que vai acontecer durante as oficinas. “A troca de ideias entre os participantes e as sugestões de mudanças vão ajudar a melhorar essa etapa de revisão do PlanClima”, afirmou Ehmke.

O representante da rede C40 - grandes cidades para a liderança climática no mundo -, Thiago Vieira, lembrou da importância de Curitiba na discussão climática no mundo. Ele ressaltou que no mês de maio o prefeito Eduardo Pimentel foi eleito vice-presidente da rede C40 para a América Latina

Essa é a primeira vez que um prefeito de Curitiba alcançou o posto. Eduardo Pimentel foi eleito pelos prefeitos da América Latina de cidades que participam da C40. “Somente Curitiba e Medellín, na Colômbia, têm esse peso na América Latina dentro das discussões da C40. No  mundo inteiro são 96 cidades dentro da C40 e o fio condutor que as liga é o PlanClima de todas elas. Agora é hora de construir o futuro de Curitiba, de revisar o PlanClima, para manter Curitiba como referência internacional em termos de sustentabilidade ambiental”, afirmou Vieira. 

Revisão

A revisão do Plano é coordenada pelo Departamento de Mudanças Climáticas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em parceria com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).