A partir deste mês, a margem consignável, ou seja, o limite estabelecido mensalmente e que permite ao servidor utilizar parte do que recebe em compras que são descontadas no contracheque, será distribuído entre o Cartão Qualidade, aceito em estabelecimentos conveniados, e outros cartões consignados que terão a possibilidade de uso em diversos estabelecimentos. Também será possível utilizar os novos cartões para saque emergencial.
A mudança está prevista em decreto municipal e ampliará as possibilidades de uso de parte do que o servidor recebe com desconto no fechamento da folha de pagamento.
Com a aplicação da norma, a Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) informará separadamente o valor que pode ser destinado às compras com cada um dos cartões. A margem do Cartão Qualidade pode ser conferida, como de costume, por meio do aplicativo e pelo site do Cartão Qualidade.
Já o valor que poderá ser destinado a compras em outros cartões poderá ser verificado por meio do sistema CuritibaConsig, disponível no Portal do Servidor. A próxima liberação da margem será no dia 21.
Como fica a distribuição da margem consignável
Para compras no Cartão Qualidade serão reservados 35% do valor que o servidor recebe naquele mês. Caso o servidor tenha interesse, outros 10% poderão ser utilizados em outros cartões, que precisarão ser contratados mediante reserva de margem no sistema CuritibaConsig, disponível no Portal do Servidor.
Empresas de cartão consignado interessadas em atender os servidores da Prefeitura de Curitiba serão credenciadas. Embora haja redução do valor a ser utilizado no Cartão Qualidade, os novos cartões poderão ser aceitos nos mesmos estabelecimentos nos quais o CQ é aceito, dentre outros.
As empresas de cartão deverão oferecer atendimento presencial em Curitiba.
Além de compras, com os novos cartões, o servidor terá a opção de fazer saques emergenciais no limite de até 70% do valor da margem consignável e parcelar em até 72 vezes. O Departamento de Administração de Pessoal alerta que no caso dos saques haverá cobrança de juros.
A partir do limite estabelecido para a margem consignável, os novos cartões poderão conceder um limite de compras maior. “É preciso cautela, para que o servidor utilize essa facilidade de forma segura e com responsabilidade. Os descontos em folha de pagamento serão efetuados somete dentro do limite da margem consignável”, declara o diretor Hideto Yoshioka Junior.