Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Recursos Humanos

Servidores da Prefeitura terão poemas publicados em livro

Premiação concurso de poesia RH Criativo. Curitiba, 03/07/2015 Foto:Cesar Brustolin/SMCS

Os 20 servidores selecionados no 2º Concurso de Poesia da Prefeitura de Curitiba - Prêmio Marilda Confortin foram homenageados na tarde desta sexta-feira (3). O encontro aconteceu no Salão Nobre do Palácio 29 de Março e contou com a participação do prefeito Gustavo Fruet e de secretários municipais.

Os vencedores terão as suas poesias impressas  em um livro de bolso, com tiragem de 40 mil exemplares. A coletânea se transformará ainda em uma exposição itinerante, que irá percorrer várias unidades da administração municipal.

A servidora e poeta Marilda Confortin, que deu nome ao prêmio nesta edição do concurso, estava presente na homenagem, além de personalidades no meio literário da cidade. Entre elas, a poeta Adélia Maria Woellner, integrante da Academia Paranaense de Letras e da Academia Feminina de Letras do Paraná e que fez parte da comissão julgadora do concurso.

“Estou aqui para prestigiar o evento e prestar homenagem aos poetas que apresentaram obras de altíssimo nível, qualidade surpreendente e grande capacidade de síntese, o que tornou difícil a tarefa dos jurados”, disse. No total, 119 servidores ativos e aposentados se inscreveram no concurso. Os poemas concorrentes tinham limite máximo de oito versos.

Adélia elogiou a iniciativa da Prefeitura de promover o concurso. “É fundamental que haja este incentivo para revelar novos talentos e elevar a literatura e a poesia entre os servidores”, disse a poeta.

Fruet também elogiou a mobilização dos servidores em torno do evento de caráter intelectual e emocional. “Ações como esta têm o objetivo principal de valorizar e motivar o servidor, além de identificar e incentivar talentos”, disse. Ele comentou que é uma maneira também de estabelecer um diálogo mais próximo com os servidores.

“Tenho muito orgulho dos servidores, profundamente comprometidos e grandes conhecedores da cidade”, disse o prefeito. “São os servidores que garantem a excelência dos serviços públicos prestados à população”.

RH Criativo

Secretários municipais, administradores regionais e servidores de diversas secretarias participaram da homenagem, que contou ainda com várias atrações culturais. O 2º Concurso de Poemas Curtos faz parte das atividades do programa RH Criativo, promovidos pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos.

Um dos poetas homenageados foi Vinicius Lima Figueiredo, que atua na Casa da Leitura da Fundação Cultural de Curitiba. “A iniciativa da Prefeitura é maravilhosa, pois estimula a questão humana no ambiente de trabalho”, disse. Figueiredo já havia vencido dois concursos de prosa. “Esta foi a primeira vez que venci com uma poesia”, contou.

Além de Figueiredo, os outros poetas premiados foram: Adenilson Rodrigues da Silva, Adriane Palma Setti, Alisson Matos, Carla Anete Berwig, Daniel Mauricio, Hibutiara da Silva Carvalho Santana, João Paulo de Souza da Silva, Luciana de Menezes Lainetti, Manuel Eugênio dos Santos Taborda Ribas, Margareth Caldas Fuchs, Maria da Graça Stinglin de Araujo, Maria de Lourdes Baratto, Regina Cecilia Grohs Giacomitti, Rita Maria Kalinovski, Rosalva do Rocio Freitas, Rosangela Melo, Rudimar Gomes Bertotti, Silvana Cordeiro de Mello e Thelmo Olisar Santos Silveira.

Entre outras autoridades, participaram da homenagem os secretários municipais de Recursos Humanos, Meroujy Giacomassi Cavet; do Governo, Ricardo Mac Donald Ghisi; das Finanças, Eleonora Bonato Fruet, e da Educação, Roberlayne Roballo, além dos presidentes da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Gina Paladino, e da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli.