Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Pessoa com deficiência

Seminário discute deficiência intelectual e convenção sobre direitos das Pessoas com Deficiência

A Prefeitura de Curitiba promove nesta quinta-feira (22) o seminário “Pessoas com Deficiência Intelectual e a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência”, no Salão de Atos do Parque Barigui, das 8h às 18 horas.

O objetivo é informar aos participantes sobre as questões relativas à deficiência intelectual, e possibilitar uma reflexão sobre a inclusão social desta parcela da população no trabalho, na educação e na comunidade. ”Nosso apelo é evitar o desconhecimento e o preconceito presentes na sociedade em relação à deficiência intelectual”, disse a secretária da Pessoa com Deficiência, Mirella Prosdocimo. Durante o evento será comemorando também o Dia Nacional do Excepcional.

O seminário vai reunir servidores públicos, profissionais das diversas áreas de atendimento da pessoa com deficiência, pessoas com deficiência e seus familiares e cuidadores e a comunidade.

Programação

O seminário começa com a palestra “O Cuidado em Saúde para Deficiência Intelectual e Transtorno Mental”, proferida por Adriano Massuda (Secretário Municipal de Saúde de Curitiba e médico sanitarista).  Em seguida será realizada uma mesa redonda para debater “Educação, Trabalho e Pessoas com Deficiência Intelectual”, com Olivia do Rocio de Oliveira, especialista em Gestão Social Interna e coordenadora de Recursos Humanos do Sistema FIEP- Federação das Indústrias do Estado do Paraná - e a psicóloga Fátima Minetto, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná e Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Na parte da tarde, o seminário apresenta o tema “Família, Comunidade e Pessoas com Deficiência Intelectual”, com Mara Calderaro, Luciane Passos e Aletícia Sousa Melo – todas mães de jovens com deficiência intelectual e, ainda, Giovanny Calderaro, com Síndrome de Down, que trabalha no Sesi. Após, haverá palestra com Marilena Ardore, gerente do Serviço de Defesa e Garantia de Direitos da Apae de São Paulo. Marilene é  Bacharel em Serviço Social e Mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) e possui mais de 30 anos de experiência profissional nas áreas da Saúde, da Saúde Mental e da Deficiência Intelectual, com atuação na Ouvidoria da Apae de São Paulo. É autora de livros como Eu tenho um irmão diferente – vamos conversar sobre isto? e Mães e Filhos Especiais.