Prefeitura Municipal de Curitiba 156 Acesso à informação
Encontro de capitais

Seminário destaca importância local para resguardar meio ambiente

Prefeito Rafael Greca participa do Fórum Secretarias de Meio Ambiente, Natureza como Base para o Desenvolvimento nas Cidades, no Salão de Atos do Parque Barigui. Curitiba, 22/11/2018. Foto: Cesar Brustolin/SMCS

A importância das ações locais nos municípios e a interferência no planejamento nacional para impedir retrocessos no meio ambiente. Essa foi a tônica da abertura da programação desta quinta-feira (22/11), durante debate público no XV Encontro Nacional do CB27, o Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras. O evento reúne até esta sexta-feira (23/11), em Curitiba, representantes de 18 capitais.

“As cidades podem ajudar a salvar o planeta”, disse o prefeito Rafael Greca, que fez sua participação durante a assinatura do termo de parceria com o Plant-for-the-Planet, pela qual serão plantadas 10 mil árvores na capital. Ao lembrar sua primeira gestão, há 25 anos, Greca ressaltou a importância da educação ambiental e de soluções inovadoras em prol da natureza.

A solenidade, no Salão de Atos do Parque Barigui, contou com a participação com o coordenador Nacional do CB27 e secretário de Cidade Sustentável e Inovação de Salvador, André Fraga; a coordenadora de Projetos da Fundação Konrad Adenauer, Marina Caetano; o secretário executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo; e a secretária municipal do Meio Ambiente de Curitiba, Marilza Dias.

Exemplo
Para Perpétuo, que esteve recentemente em Curitiba em evento promovido pelo ICLEI (uma associação mundial de governos locais), a capital paranaense é um exemplo positivo para as demais cidades do país. “Precisamos, juntos, buscar uma agenda para evitar o retrocesso em termos ambientais”, alertou.

A secretária Marilza Dias, por sua vez, reforçou que a área, de fato, precisa continuar avançando e apresentou  experiências de sucesso em Curitiba, como o incentivo à preservação de áreas verdes com descontos e isenção de tributação. “Encontros como este, de suma importância e promovidos graças à Fundação Konrad Adenauer e ao ICLEI, fortalecem as cidades e nos ajudam a ser protagonistas e conseguir avanços nas agendas nacionais”, afirmou.

Desenvolvimento sustentável
A agenda contou, ainda, com o debate Desenvolvimento Baseado na Natureza, com a participação da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza; da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental; do Banco de Desenvolvimento da América Latina; do Ministério do Meio Ambiente; e outras instituições ligadas à conservação e desenvolvimento local no Brasil e na América do Sul.

Cooperação
O Fórum CB27 foi criado durante o processo de preparação das cidades para a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), em 2012, com o objetivo de promover a cooperação entre as capitais e buscar soluções para problemas ambientais comuns, com foco no tema do enfrentamento às mudanças climáticas

O XV Encontro Nacional é realizado pela Prefeitura de Curitiba e os parceiros contínuos do Fórum CB27: Fundação Konrad Adenauer e ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade. Esta edição conta com patrocínio da BYD, fabricante de veículos elétricos, baterias e equipamentos eletrônicos.

Exemplo
Além de promover o debate público e conscientização a respeito dos benefícios da integração natureza no desenvolvimento local, o evento aplica na prática conceitos de sustentabilidade, eliminando materiais plásticos dos serviços de alimentação, impressão de papéis e materiais descartáveis e privilegiando cardápios com opções sem carne. O Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP) presenteou os secretários com copos sustentáveis.

Todos os gases gerados com deslocamentos e demais atividades do encontro serão compensados com o plantio de mudas de árvore.