Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade 156 Acesso à informação
Planejamento

Seminário debate os planos setoriais da cidade

Seminário debate os planos setoriais da cidade.

A Prefeitura de Curitiba promove, na sexta-feira (4/10), no Salão de Atos do Parque Barigui, o seminário Políticas Públicas e Desenvolvimento Urbano: Desafios para os Planos Setoriais na próxima década. Das 9h às 17h, especialistas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do Instituto Federal do Paraná (IFPR) vão apresentar palestras e promover debates sobre mobilidade, moradia e dinâmica da ocupação urbana e  desenvolvimento socioespacial.

Organizado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o seminário integra o processo de revisão do Plano Diretor de Curitiba e visa a contribuir com a elaboração dos Planos Setoriais de Mobilidade; Habitação e Regularização Fundiária; Desenvolvimento Social; Desenvolvimento Econômico; Desenvolvimento Ambiental e de Conservação da Biodiversidade; Defesa Social e Defesa Civil e Saneamento Básico.

“A Prefeitura está promovendo uma discussão democrática e abrangente com vistas ao desenvolvimento urbano e a qualidade de vida da população”, diz Miguel Roguski, coordenador da revisão dos planos setoriais, no Ippuc.

Segundo ele, dando continuidade ao processo de debate dos planos setoriais serão abertas consultas públicas pela internet no fim deste ano. Depois disso, as políticas públicas definidas, a partir das contribuições enviadas pela população, deverão ser apresentadas em reuniões do Conselho da Cidade (Concitiba) e audiências públicas no ano que vem.

Palestras

Para onde vão as políticas sociais – Horizontes para Curitiba-2030? será o tema da palestra a ser ministrada pela professora Maria Tarcisa Silva Bega, do departamento de Sociologia e do Programa de Pós-graduação e Luiz Belmiro Teixeira, doutor em Sociologia pela UFPR e professor do Instituto Federal do Paraná (IFPR). 

O professor do Departamento de Transportes (DTT/UFPR) e dos Programas de Pós-Graduação em Planejamento Urbano da universidade, José Ricardo Vargas Farias, irá tratar de Mobilidade e Planejamento Urbano: novos e velhos desafios. Entre outros aspectos, a palestra vai abordar a relação entre renda, políticas tarifárias e participação do transporte coletivo entre os modais.

A palestra de Madianita Nunes da Silva, professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano (UFPR), será sobre Moradia, planejamento urbano e desenvolvimento socioespacial. O foco está no planejamento como ferramenta para promoção do desenvolvimento socioespacial e a construção da política urbana e habitacional.

As políticas de regularização fundiária em Curitiba serão tema da palestra da professora Daniele Regina Pontes, do Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e do Departamento de Geomática – Setor de Ciências da Terra da Universidade Federal do Paraná.