O evento Sebrae 360 reuniu profissionais, empresários e entusiastas do setor nesta quarta-feira (24/9), na sede do Sebrae Curitiba, no Prado Velho. O encontro foi promovido pelo Instituto Municipal de Turismo (IMT) e pelo Sebrae Curitiba, com apoio do trade turístico da cidade, e apresentou tendências, novos produtos e iniciativas que fortalecem a imagem da capital paranaense como destino inovador e sustentável.
A gerente de turismo do Sebrae Curitiba, Marcia Giubertoni, abordou a importância em celebrar os bons resultados e realizações no setor de turismo na capital. A programação incluiu o lançamento de produtos turísticos de experiência, além da edição 2025 do programa Sou Curitiba Souvenirs, que valoriza a criatividade e a identidade local por meio de itens exclusivos. Também marcou o encerramento da Trilha DTI, iniciativa de aceleração que impulsionou empresas do trade turístico de Curitiba com foco em inovação e transformação digital.
Para o presidente do Instituto Municipal de Turismo, Rodrigo Swinka, o evento simboliza o espírito de cooperação que fortalece o setor na capital. “O Sebrae 360 mostra que Curitiba tem capacidade de inovar e unir forças. Estamos construindo um turismo cada vez mais conectado às pessoas, à criatividade e à identidade local, e isso é o que nos torna referência no cenário nacional”, afirmou. Swinka ainda abordou os 4 anos da Escola de Turismo, o Natal de Curitiba como o maior do Brasil e o crescimento do turismo de lazer.
A jornalista e escritora curitibana Néli Pereira, apresentou o tema “Sai o gato de Ipanema, entra o Bicho do Paraná” em uma palestra. A reflexão trouxe um olhar autêntico sobre Curitiba como cidade de cultura, brasilidade e sustentabilidade. Além de palestras e lançamentos, o Sebrae 360 foi também um espaço de networking, promovendo a troca de experiências entre os participantes e reforçando a importância da colaboração para o crescimento do setor turístico na cidade.