O pacote inédito de incentivos fiscais, construtivos e econômicos para impulsionar a revitalização do Centro de Curitiba, lançado pelo prefeito Eduardo Pimentel, nesta segunda-feira (10/11), marca uma nova etapa de um projeto desde janeiro tem posto em prática ações para tornar a região central mais segura, acolhedora e atraente para moradores. comerciantes e que visita ou passa pela região central da capital.
“Nos últimos 11 meses, através da Comissão de Redesenvolvimento da Região Central de Curitiba e os grupos temáticos, poder público e toda a sociedade têm promovido iniciativas e discutidos projetos para a melhoria no Centro, para que a região volte a ser atrativa para a população, empresas e turistas”, lembrou Eduardo Pimentel.
O prefeito destacou que, entre as iniciativas em andamento, estão a atuação periódica e em conjunto das forças de segurança (Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil) através do Centro Seguro; a modernização da iluminação pública em 94 ruas do bairro; a requalificação de calçadas e vias, como a Rua Emiliano Perneta; o trabalho das equipes da FAS de sensibilização para que pessoas em situação de rua aceitem acolhimento nos abrigos; a revitalização (Solar do Barão) e implantação de novos espaços culturais, como o Estúdio Riachuelo; e eventos do município, em parceria com entidades e setores da economia criativa, como o Domingo no Centro, Festival da Primavera e Inverno Curitiba, que têm levado mais famílias para a região.
“O Centro ainda vai ganhar um inédito Circuito de Natal, que inclui lúdicas experiências para toda a família como o Natal na Praça Santos Andrade, que vai abrir a programação no dia 24 de novembro; o Natal de O Boticário na Rua XV, com sua roda-gigante; o auto de Natal no Largo da Ordem; o carrossel e show inédito do Natal Condor no Passeio Público; e o espetáculo com projeção mapeada da Catedral de Luz Ademicon, na Praça Tiradentes. Sem contar as tradicionais feiras de Natal (praças Osório e Santos Andrade) e o inédito Desfile de Natal da Rua XV, com uma fanfarra percorrendo o calçadão de pedestres mais famoso do país”, convidou Eduardo Pimentel.
Ações promovidas nos últimos 11 meses para tornar a região central mais segura, acolhedora e atraente
- Domingo no Centro: famílias estão de volta ao calçadão da Rua XV, com atividades de esporte e lazer gratuitas entre a Praça Osório e o Bondinho.
- Centro Seguro: redução de 9,26% nas ocorrências no bairro com as ações de policiamento ostensivo e preventivo de 390 agentes de segurança e 120 viaturas (GM, PM e Civil).
- Operação Checkout: fiscalização periódica de segurança e saúde pública em hotéis, pensões e estabelecimentos do Centro.
- Pessoas em situação de rua: viaturas e 50 servidores percorrendo diariamente o Centro, oferecendo atendimento pela rede de acolhimento e ressocialização.
- Ruas mais iluminadas: 92 ruas receberam 1900 lâmpadas de LED melhorando a sensação de segurança.
- Requalificação do asfalto para melhorar a mobilidade no Centro, começou pela Rua Emiliano Perneta.
- Novos calçadas, coo na Rua Emiliano Perneta, mais planas, amplas e acessíveis.
- Novos comércios: 427 pedidos de abertura aprovados pela Prefeitura no Centro (jan/jun).
- Times Square “curitibana” começa a virar realidade com os 3 primeiros painéis na Praça Zacarias.